Desafio da efetivação da Valorização do Trabalho e do Trabalhador (Sayonara Gomes – Batalha/AL)

10 votos

O Ministério da Saúde reafirma o HumanizaSUS como política que atravessa as diferentes ações e instâncias do Sistema Único de Saúde, englobando os diferentes níveis e dimensões da Atenção e da Gestão.
Segundo o Ministério da Saúde (2008), o processo de trabalho em saúde tem ressaltado que as instituições devem ser espaços de produção de bens e serviços para os usuários, e também espaços de valorização do potencial inventivo dos sujeitos que trabalham nessas instituições/serviços: gestores, trabalhadores e usuários. O que nos leva a crer que promover saúde no ambiente de trabalho é aprimorar a capacidade de compreensão e análise dos espaços coletivos nos quais os sujeitos estão inseridos.
Diante disso, a implementação da Política de Humanização possibilita a garantia de uma gestão participativa entre usuários, trabalhadores e gestores, atribuindo a cada sujeito sua responsabilidade, em relação ao que cada um deve assumir no serviço de saúde.
Nesse contexto, vale ressaltar que efetivar a valorização do trabalho e do trabalhador é ainda um grande desafio enfrentado nas organizações de saúde. É preciso adotar estratégias ligadas à melhoria da saúde do profissional, em todos os âmbitos, bem como das relações destes com os usuários, além de investir em ambientes de trabalho salubres, que garantam não só ao usuário conforto e segurança, mas também ao profissional.
FONTE:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Trabalho e Redes de Saúde, Valorização dos Trabalhadores da Saúde.  Brasília, 2008.