Dia do trabalhador e da trabalhadora: 1° de maio

5 votos

1° de maio – Dia do trabalhador e da trabalhadora.

“Emprego, Direitos, Renda e Democracia”. Este é o tema do 1º de Maio de 2023, data em que todo o planeta comemora o 137º Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. No Brasil, o feriado foi reconhecido e instituído em 1925.
A data comemora a luta dos trabalhadores que reivindicaram melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência de pessoas, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados.

Este dia propicia um momento para empregados e empregadores refletirem sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho.

Nos Estados Unidos e no Canadá, o Dia do Trabalho é conhecido como Labor Day e é celebrado na primeira segunda-feira do mês de setembro.

No Brasil, o Dia do Trabalhador só foi reconhecido em 26 de setembro de 1924, através do decreto nº 4.859 assinado pelo então presidente Artur da Silva Bernardes.

A criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída através do Decreto-Lei nº 5.452, em 1º de Maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas. Durante o governo Vargas realizavam-se grandes manifestações que incluíam música, desfiles e normalmente o anúncio de alguma nova lei trabalhista. Até hoje, alguns governos seguem a tradição e comunicam o aumento do salário mínimo nesta data.

O dia do trabalho é comemorado com manifestações convocadas pelas principais centrais sindicais do Brasil para revindicar melhores condições de trabalho.
Fonte:
SINPRO-DF
Calendarr Brasil

IPEA