Duas mentiras, uma verdade: sobre violência e relações de gênero

8 votos

duas mentiras e uma verdade – relações de gênero

O jogo “Duas Mentiras Uma Verdade: Sobre Violência e relações de gênero” é uma atividade criada para adolescentes, adultos e idosos com o objetivo de promover reflexões sobre o tema, ao mesmo passo que fornece importantes informações.

O projeto foi pautado na experiência de estágio em um Centro de Criança e Adolescente (CCA) pelo Núcleo de Saúde do curso de psicologia da PUC-SP. Ao longo do semestre foi possível identificar algumas demandas, entre elas o comportamentos e falas machistas e vivencia de violência contra a mulher. Foi a partir desse cenário que o grupo propôs uma atividade que conseguisse abordar tais temas, mas de uma forma mais lúdica e que permite um engajamento pelo público. O jogo contém 10 cartas de perguntas e de gabarito, nelas se tem informações legais sobre procedimentos e leis, dados sobre a violência contra a mulher, serviços oferecidos à vitimas de violência de gênero e um breve histórico das relações de gênero no Brasil. Cabe ao profissional ler as cartas, esperar que os participantes escolham qual das opções faladas é a verdadeira, e então ler o gabarito a fim de informar sobre as opções falsas. O trabalho foi elaborado no Núcleo de Atuação do Psicólogo em Instituições de Saúde sob orientação da Professora Ruth G. C. DA. Lopes. Os alunos responsáveis pelo projeto foram: Clara Holanda Henrique, Flávia De Oliveira Freire, Letícia Marzagão e Mariana Ruiz.

Acesso ao trabalho: https://www.canva.com/design/DAGIC_ZMKGA/Byw4YjzuIQbTqSewj-OUwA/edit?utm_content=DAGIC_ZMKGA&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

 

Referências Bibliográficas:

UNODC. Conheça as leis e os serviços que protegem as mulheres vítimas de violência de gênero. 2021. Disponível em < https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2021/04/conheca-as-leis-e-os-servicos-que-protegem-as-mulheres-vitimas-de-violencia-de-genero.html >. Acesso em: 13 de junho de 2024.

Plataforma Violência contra as mulheres em dados. Disponível em: < https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/violencia-em-dados/postagens/ >. Acesso em: 13 de junho de 2024.

Câmara dos deputados. 30 anos da Constituinte. Disponível em: < https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/constituinte/index.html >. Acesso em: 13 de junho de 2024.

BEZERRA, Juliana. Femininos no Brasil. S.d., Toda matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/feminismo-no-brasil/ > Acesso em: 13 de junho de 2024.

MORAES, Naymme. Cultura da violência contra as mulheres está nas raízes do Brasil. 2018. Disponível em: < https://vermelho.org.br/2018/01/09/cultura-da-violencia-contra-as-mulheres-esta-nas-raizes-do-brasil/ > Acesso em: 13 de junho de 2024.

Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Mulheres na política. Disponível em: < https://apps.tre-go.jus.br/memorial/?page_id=11051 > Acesso em: 13 de junho de 2024.