Educação em Saúde-Grupo de gestantes desenvolvido por residentes em Saúde Materno-Infantil
O período gestacional desperta na mulher um turbilhão de sentimentos como: o medo, a insegurança e surgem diversas dúvidas em relação aos cuidados com o recém nascido, sendo muitos deles em relação a amamentação.
Pensando nisso, no dia 01 de junho de 2019 foi realizado um grupo de Educação em Saúde com algumas gestantes internadas por gestação de alto risco no Hospital Universitário (HU-UFGD) de Dourados/MS, onde os residentes de uma das equipes da Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil levaram como proposta os mitos e as verdades sobre a amamentação. Foi realizada uma dinâmica, onde os participantes (gestantes e acompanhantes) receberam uma plaquinha de mito e outra de verdade; a equipe trouxe frases e pediu para que os participantes julgassem a afirmativa conforme sua opinião/conhecimento sobre. Após revelar a resposta correta foi explicado o porquê de cada uma delas e aberto para as dúvidas que surgiram por parte dos participantes.
A dinâmica aconteceu de forma bastante descontraída, buscando deixar um ambiente confortável para que os participantes pudessem aprender e sanar todas as dúvidas. Além disso, retirar as pacientes do quarto afim de gerar uma distração, tentando tornar o processo de hospitalização um pouco menos estressor para as gestantes.
Participaram 6 gestantes e 3 acompanhantes. O grupo foi conduzido por mim (Emelly Corazza-Fisioterapeuta) e auxiliado pela psicóloga Rafaela N. Serafim, pela nutricionista Karoline Fantuci e pelo enfermeiro Claudinei Cordeiro dos Santos, todos residentes em Saúde Materno-Infantil.
Essa publicação faz parte de uma atividade da disciplina Sus e Gestão em Saúde Pública da RMS/HU-UFGD
Por Bruna Tadeusa Genaro Martins de Oliveira
Obrigada por compartilhar esta experiência de formação e trabalho conosco!