As ações de educação permanente em saúde envolvem a articulação entre educação e trabalho no SUS, visando à produção de mudanças nas práticas de formação e de HumanizaSUS – Documento Base para Gestores e Trabalhadores do SUS 59 saúde. Por meio da Educação Permanente em Saúde articula-se o ensino, gestão, atenção e participação popular na produção de conhecimento para o desenvolvimento da capacidade pedagógica de problematizar e identificar pontos sensíveis e estratégicos para a produção da integralidade e humanização.
Pergunto: em uma Unidade Básica de Saúde, enquanto atuando como profissionais contratados, podemos contactar as escolas do ensino fundamental ou médio e fomentar saúde?
Do que se trata esse item do Glossário Humanizasus, quanto a concepção?
Vamos discutir? Quero apoio.
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Danilo, muito interessante a sua postagem trazendo esse questionamento sobre a educação permanente. Uma ferramenta importante que deve ser incorporada no cotidiano do trabalho, de forma que possibilite que os trabalhadores avaliem e repensem suas práticas e busque outros modos de produzir saúde, na perspectiva da garantia de uma atenção mais qualificada e resolutiva.
E como implementar esse processo nas unidades de saúde?
Compartilho aqui o link de algumas postagens que discutem o tema e que apontam algumas estratégias implementadas nos espaços de saúde.
https://redehumanizasus.net/o-usuario-guia-como-ferramenta-para-educacao-permanente-das-equipes-de-saude-da-familia-2/
https://redehumanizasus.net/politica-nacional-de-humanizacaopolitica-nacional-de-educacao-permanente-em-saude-da-cgdrh-sms-al/
https://redehumanizasus.net/educacao-permanente-no-dia-a-dia-de-uma-esf-no-interior-de-sp/