Educação Popular em Saúde com Grupo de Mulheres no “Outubro Rosa 2023”
A Educação Popular em Saúde dá ênfase para a necessidade de criar espaços de reflexão e aprendizado, com criatividade. A ideia é promover condições para que ocorra o fortalecimento da consciência crítica e organizativa. As Facilitadoras do Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Oeste Paulista, no Campus de Presidente Prudente estimularam a ampliação e criação de diálogos, as trocas de experiências e saberes, entre os futuros médicos e as usuárias do SUS na Edição do “Outubro Rosa de 2023”.
A Educação Popular em Saúde mobiliza autonomias individuais e coletivas. Dessa maneira, busca ampliar a alteridade entre as pessoas e movimentos na luta por seus direitos. Ela contribui para ampliar o significado dos direitos da cidadania. Ela aposta no crescimento e na mudança de vida cotidiana dos usuários do SUS.
O Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Oeste Paulista, por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) insere os acadêmicos do Curso Médico em 09 Estratégias Saúde da Família, nos municípios de Álvares Machado e Presidente Prudente, como membros das Equipes Interprofissionais, nas Unidades de Saúde.
As Facilitadoras utilizam a Metodologia Ativa da Problematização para estimular a produção de Planos de Ação, para as pessoas que residem na área de abrangência das ESFs, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde.
Foi realizada uma Roda de Conversa com mulheres da Comunidade, com foco na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) e esclarecimentos sobre os Testes Rápidos oferecidos pelo SUS, bem como, a realização dos mesmos.
Os participantes consideraram como positiva a Ação de Educação Popular em Saúde, realizada na área adscrita à ESF, no interior de SP.
Referência:
Cadernos de Educação Popular em Saúde.
Disponível em:
Acesso em 06 11 2023, às 16h 30min.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Professora Flávia Catussi, pelo belo relato !
A UNOESTE, no Campus de PP, por meio do PAPP tem realizado um excelente trabalho na Integração Ensino/Serviço, fazendo uma “ponte” entre o Curso de Graduação Médica da Universidade do Oeste Paulista e as Secretarias de Saúde dos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP. Todos ganham com essa parceria. Usuárias do SUS ganhando “informação confiável em saúde”e futuros médicos praticando “Vigilância em Saúde”. Congratulações !