Autoras: Amanda Carolina Leocadio; Angélica Benetaci de Aquino Gandra; Júlia Monteiro Fernandes
Proposta apresentada à disciplina “Humanização dos Cuidados em Saúde” do Curso de Mestrado Profissional “Ensino em Saúde” da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) no ano de 2022, ministrada pelas docentes Profª. Drª. Danielle Abdel Massih Pio e Profª. Drª. Magali Aparecida Alves de Moraes.
A abordagem do tema Humanização muitas vezes é feita de maneira superficial e/ou pouco significativa para os estudantes dos diversos cursos da área da saúde. Tratar este tema com superficialidade pode gerar prejuízos à qualidade do atendimento prestado pelo futuro profissional, principalmente se considerarmos que é comum, ao adentrarem os campos de estágio, o aprendizado e a reprodução de técnicas sem crítica e com pouco (ou nenhum) protagonismo de quem recebe o cuidado .
Portanto, é responsabilidade da Instituição de Ensino (IE), seja superior ou técnico, interferir no modo de produção de cuidado em saúde através da formação, ofertando ferramentas para que os alunos não adquiram somente o conhecimento técnico-científico, mas que também consigam ampliar o olhar para as diversas necessidades do paciente dentro do âmbito biopsicossocial e seguindo os preceitos do SUS (BRASIL, 2010).
Deste modo, propõe-se uma intervenção com os docentes, dos diversos cursos da área da saúde, com a estratégia de oficina de trabalho, fundamentada nas metodologias ativas, com intuito de oportunizar a reflexão acerca do ensino de práticas humanizadas e favorecer a articulação teórico-prática durante a inserção dos estudantes nos cenários de aprendizagem.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
Público alvo: docentes de instituições de ensino técnico e superior da área da saúde.
Mediador: Coordenador pedagógico da instituição de ensino.
Carga-Horária: 12h.
Frequência: encontros diários com duração de 3h durante 4 dias.
Intencionalidade: promover reflexão e propor estratégias para o ensino de práticas humanizadas em saúde.
DIA 1 – ABERTURA
– Orientação quanto à proposta da oficina e sua intencionalidade;
– Exibição do vídeo “O Primeiro Vôo”;
– Roda de conversa sobre o material exibido, relacionando com experiências prévias dos participantes.
DIA 2 – PROPOSTA DE SIMULAÇÃO
– Propor que os participantes elaborem simulações (atendimentos simulados, situações problema, situações em sala de aula, relação profissional-paciente/estudante-professor) que envolvam a humanização e/ou a falta dela;
– Propor leitura da Política Nacional de Humanização (PNH) e artigos referentes à formação profissional em saúde.
DIA 3 – APRESENTAÇÃO DAS SIMULAÇÕES
– Apresentação das simulações elaboradas no dia anterior;
– Discussão sobre as simulações com fundamentação na PNH e nos artigos lidos.
DIA 4 – ENCERRAMENTO
– Elaboração de propostas de mudanças no ambiente de trabalho e na forma de organizar o currículo com indicação de estratégias de ensino;
– Roda de conversa sobre a atividade e avaliação dos participantes.
MATERIAIS DE APOIO:
Vídeo – https://youtu.be/sr2MA7atnQs
1- BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização, Brasília, 2010. Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf> Acesso em: 01. jul. 2022.
2- Dias, N. C; Pio, D. A. Percepção dos Estudantes de Medicina sobre Comunicação de Más Notícias na Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2019, v. 43, n. 1, pp. 254-264. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180163> Acesso em: 01.jul.2022
3- Casate, J. C; Corrêa, A. K. A humanização do cuidado na formação dos profissionais de saúde nos cursos de graduação. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2012, v. 46, n. 1, p. 219-226. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100029> Acesso em: 01. jul. 2022.