Equipes Dedicadas no cuidado de famílias/crianças acometidas pela SCZV em Arapiraca-AL

11 votos

Introdução

O estado de Alagoas apresentou até agosto de 2017 376 casos notificados como possíveis de microcefalia associada ao zika vírus. Dentre os casos notificados  10 crianças foram diagnosticadas com a Síndrome Congênita do  Zika (SCZ), associado a microcefalia no município de Arapiraca. Em geral, as crianças acometidas pela SCZ apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor com acometimento motor e cognitivo relevante e, em alguns casos, as funções sensitivas (audição e visão) também são comprometidas. O comprometimento cognitivo ocorre em cerca de 90% dos casos (BRASIL, 2015). Atualmente todas as crianças com SCZ estão em acompanhamento na atenção básica quanto na atenção especializadas em Arapiraca, utilizando a estratégia de composição de equipes dedicadas qualificadas para esse acompanhamento.

Objetivo:

Descrever a experiência da composição e organização das equipes dedicadas multiprofissional no atendimento a  famílias e  criança com  SCZ

Relato de experiência:

Através do Plano de Atenção à Criança Notificada com SCZ foi criada no município de Arapiraca a estratégia de composição de equipes dedicadas qualificadas para o acompanhamento dessas crianças e suas famílias. A equipe Dedicada tem um caráter multiprofissional com ênfase no acompanhamento das Crianças notificadas com a SCZ com representantes da Saúde, Educação e Assistência Social. Sendo uma equipe em nível central (técnicos das coordenações das secretarias envolvidas) que possui como objetivo a capacitação e suporte das equipes Dedicadas Locais para detecção precoce, notificação de novos casos e acompanhamento longitudinal. A Equipe Dedicada em Nível Local é formada no território de cada criança acometida por SCZ, sendo composta por representantes dos pontos de atenção das redes de assistência à criança, sejam da Unidade Básica de Saúde, Creche, CRAS, Escola, NASF e equipamentos sociais localizados naquele território ou de sua referência, têm por objetivo realizar análise situacional, genograma e ecomapa de cada criança notificada com a SCZ propondo com a seus familiares um projeto terapêutico adequado a cada realidade e necessidade apresentadas. Atualmente ocorrem reuniões mensais para discussão e matriciamento dos casos em conjunto com os demais pontos da rede, fomentando a qualificação e o apoio das equipes no cuidado integral às famílias e suas crianças possibilitando acesso rápido aos serviços e estimulando o desenvolvimento infantil.

Conclusão

A estratégia de compor Equipes Dedicadas tem se mostrado muito promissora no município de Arapiraca possibilitando uma comunicação interinstitucional e aproximando os profissionais das Redes de Atenção à Saúde, instrumentalizando a equipe na condução das necessidades dessas famílias com todos os equipamentos do território incluindo a referência em reabilitação, num processo de construção compartilhada e coletiva, criando uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.