Escolha profissional de adolescentes, Intersetorialidade, PNH e DSS (Determinantes Sociais de Saúde)
A educação é um direito universal e gratuito e tem como principal objetivo o preparo da pessoa para sua inserção no mercado de trabalho.
Pensando nisso, a Prefeitura de Álvares Machado, com base no artigo 205 da Constituição Federal, que prevê a função emancipatória da educação, afirmando ser seu objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento do individuo, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, organizou um encontro virtual com estudantes do Ensino Médio de uma Escola local. Entendendo que a educação precisa propiciar condições para que os estudantes possam se qualificar, com garantias para sua inserção no processo produtivo, para torná-los agentes ativos na construção da sociedade, o município aposta nessas “Rodas de Conversa Virtuais”.
Pesquisas recentes demonstraram que o acesso à educação, em nível superior, por exemplo, ainda é muito restrito em nosso país. Esse trabalho realizado pela Prefeitura, de orientação profissional, visa a proporcionar uma reflexão, com os estudantes da rede pública, em relação à problemática da escolha profissional.
A Secretária de Saúde de Álvares Machado, Professora Neide Maria de Castilho, acredita que ações como esta, realizadas no modo “on line”, por causa das limitações impostas pela Pandemia do Covid 19, podem auxiliar na construção de um projeto de vida para os jovens das classes menos favorecidas. Se formos levar em conta a a profissão e o que ela pode possibilitar para o jovem, como algo importante para um projeto maior em sua vida, as escolhas podem trazer impactos nos Determinantes Sociais de Saúde, afirma a Secretária.
Os participantes do encontro virtual, com foco na escolha profissional de estudantes do ensino médio, consideraram como positiva a ação realizada no município da Região da Alta Sorocabana, no interior paulista.
Referências:
DETERMINANTES DA ESCOLHA PROFISSIONAL EM ESTUDANTES DA
PERIFERIA URBANA.
Disponível em:
http://periodicos.unesc.net/seminariocsa/article/view/1400/1327
Acesso em 15 04 2021, às 12h 35min.
Por Alex Wander Nenartavis
Inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde : Refere-se a práticas interdependentes e complementares. A incorporação da humanização deve ocorrer considerando-se tal entendimento.
Parabéns à Coordenadora do PAPP, Professora Neide Castilho, que também tem a função de Secretária de Saúde do Município de Álvares Machado.
Atenção e Gestão não devem mesmo, serem apartadas!
É sempre importante a preocupação com o futuro dos jovens na gestão municipal, com foco nps Determinantes Sociais de Saúde.
Congratulações