ESCUTA QUALIFICADA: ENFERMEIROS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DA ÁREA VERMELHA DO HGE/AL
Escutar o trabalhador parece tarefa fácil, mas, reunir diversas pessoas em um mesmo espaço é desafiante, pois não temos idéia do que iremos ouvir. Realizamos entre os dias 11 à 15 de dezembro, dez Rodas de Conversa com a equipe de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da nossa Área Vermelha. Todos aproveitaram o momento para compartilharem o que precisa ser melhorado, como também o que está dando certo. No encerramento das Rodas foi um pedido geral que esse espaço das Rodas continuasse. Nossa proposta é apresentar o resultado das nossas dez Rodas de Conversa no Comitê Multiprofissional da Área Vermelha e juntos pensar em soluções para os problemas levantados pela equipe, como também em 2018 realizarmos Rodas de Conversas com os parentes dos nossos pacientes que são atendidos na Área Vermelha, toda essa proposta de trabalho esta sendo apoiada pela Coordenação da Enfermagem da Área Vermelha Patrícia Tavares que tem o entendimento da importância desses espaços e da potencia que sua equipe tem no exercício de suas profissões. Que venha 2018 e que Deus continue nos capacitando.
14 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Vera Calado
Aline obrigada, você sempre companheira e incentivadora também com suas práticas. Grata!
Por patrinutri
Queridos colegas do HGE,
Que alegria ver a co gestão vibrando em rodas de conversa. Muito bom mesmo saber que os dispositivos de humanização seguem sendo aplicados e efetivos em seu papel da horizontalização das relações e potencialização da gestão e qualificação da atenção.
Assim como os usuários muitas vezes a escuta é curativa também para o trabalhador.
Sigam sim com as rodas e se em algum momento travarem, sigam pois isto faz parte do processo.
Parabéns pela iniciativa!
Obrigada por compartilhar conosco, pois nos impulsiona a seguir neste caminho também.
Bjs carinhosos do sul do Brasil
Patrícia Blumenau SC
Por Vera Calado
Obrigada Patrícia! Fico feliz em receber suas palavras de apoio, como também de outros colegas que acreditam nesta prática, faz diferença no nosso fazer.
Muito grata.
Por luzia Malta
Parabéns Vera e toda equipe de Apoiadores da PNH!
Muito bom essa roda girando, fomentando espaços de escuta e de gestão participativa.
Muito orgulho de ver essas ações acontecendo, pois foram empregados muitos esforços para se estruturar um trabalho dentro desta unidade e a resistência dessas Apoiadora foi um grande diferencial.
Por Vera Calado
Obrigada Luzia!
Sem o seu apoio, paciência e ensinamentos esses frutos provavelmente demoraríam mais serem colhidos. Obrigada a você e toda a CTH de Alagoas que sempre estiveram juntos do nosso querido HGE. Eu acredito no SUS que dá certo.
Por Sérgio Aragaki
Anos e anos de intensa dedicação, enfrentando desafios, desânimos, confrontos, fatalismos, autoritarismos. Este é o trabalho que vem sendo feito pela Vera no Hospital Geral do Estado de Alagoas. É muito bom e importantíssimo esse momento de realização dessas rodas e compartilhamento desse trabalho maravilhoso. Parabéns a todas e a todos que compõem esse coletivo em movimento no HGE. Super Parabéns, Vera!
Por Vera Calado
Obrigada Sergio! Você é muito especial na minha caminhada com a PNH, com você aprendi coisas que não se encontram nos livros e manuais. Agradeço por sua sabedoria em saber compartilhar seu aprendizado. Que 2018 possamos realizar mais sonhos com o SUS que dá certo.
Oi Vera,
Que bela forma de fechar o ano de atividades. Sou muito fã do trabalho de vocês! A forma como fazem, fomentando o diálogo, criando oportunidades de participação coletiva. E a escuta qualificada em roda, em qualquer trabalho, é uma ferramenta privilegiada para que todos falem dos seus problemas, das suas soluções, e identifiquem o que faz bem, e o que não faz e necessita de mudança de rumos. Muito bom!
Parabéns a todos por esta forma diferente de produzir saúde e que nos inspira!
AbraSUS!
Emília
Por Vera Calado
Emilia agradeço suas palavras que são tão importantes. Chegam a mim como a água chega para as plantas.
Por deboraligieri
Parabéns Vera e Patrícia por apostar na cogestão como uma forma democrática de desenvolver os trabalhos na Área Vermelha do Hospital Geral do Estado de Alagoas! A inclusão dos pacientes e parentes nessa gestão compartilhada, além de permitir a escuta de quem recebe os serviços de saúde, pode contribuir para a redução da distância entre usuários e trabalhadores. Em muitos serviços observamos essa distância, quase que uma rivalidade, uma disputa entre usuários na defesa de seu direito subjetivo à saúde e trabalhadores na impossibilidade de solucionar demandas superiores às capacidades do local. As rodas de conversa com os pacientes e familiares pode ser uma linda oportunidade de mostrar que estão todos unidos em defesa do mesmo interesse, em defesa do SUS e da saúde pública como um dos pilares do Estado Democrático de Direitos. Por favor, conte-nos depois se realizarem mesmo esta conversa com os usuários e seus familiares.
Fiquei curiosa em relação a uma questão: no seu relato você menciona problemas levantados pela equipe de enfermeiros e técnicos em enfermagem, mas não aponta quais são. Gostaria muito de saber o resultado dessa avaliação, e se já foi vislumbrada alguma estratégia para solucionar os problemas identificados.
Abraços,
Débora
Por paulo figueiredo
Parabéns a todos os envolvidos nestas rodas de conversas….. A construção coletiva é um grande caminho para se encontrar soluções para a saúde. No meu trabalho (projetos arquitetônicos de estabelecimentos de saúde) já fizemos várias rodas de conversas com resultados bastante interessantes, alguns dos quais relatados em post neste espaço. Que em 2018 possamos melhorar nossas estruturas e processos de trabalho utilizando esta importante ferramenta: co-gestão. Parabéns…
Por patrinutri
Muito bom mesmo ver a roda de conversa como esta capacidade de acionar mudanças e qualificar o trabalho na saúde
https://redehumanizasus.net/94557-roda-de-conversa-no-hospital-evangelico-de-douradosms/
https://redehumanizasus.net/94449-roda-de-conversa-para-discutir-a-reforma-da-central-de-esterilizacao-do-hospital/
Vale a pena conectar mesmo esta ações que favorecem a democracia no sus.
Bjs Pat
Por deboraligieri
Há ainda outros posts do Paulo Figueiredo sobre as rodas de conversa como dispositivo de democratização da gestão e das práticas em saúde que, além de relatar como o método foi aplicado, também relatam os resultados práticos obtidos. E todos podem ser conferidos no perfil dele: https://redehumanizasus.net/usuario/paulo-figueiredo/. Vale muito a pena conferir!
Por ALINE-LEMOS
Quando as pessoas se sentem ouvidas, elas tendem a mudar suas atitudes em relação a si e em relação aos outros, é uma forma de estimular mudanças necessárias. As pessoas sentem-se valorizadas, menos defensivas e mais flexíveis. Assim, escutar também agrega valor àquele que realiza e escuta pelos benefícios que pode proporcionar ao outro!
Parabéns aos envolvidos! E a roda não pode parar de girar…
AbraSus!