Estudantes de Medicina aplicam Linhas de Cuidado na Atenção Integral à Saúde da Mulher em ESF de SP
Acadêmicos de Medicina da UNOESTE, aplicam Plano de Ação que emergiu da Problematização em um território adscrito a uma ESF do interior de SP. Após a aplicação do plano, facilitadores discutiram e refletiram com estudantes que mesmo que os níveis de gestão federal e estadual disseminem as novas diretrizes e materiais educativos, os profissionais de saúde, acadêmicos da área da saúde e gestores locais precisam avaliar se estes materiais precisam ser adaptados para a realidade do seu contexto.
A ação de Criação de Ambientes Saudáveis foi concretizada após pactuação dos estudantes do Curso Médico com a Equipe da ESF do Jardim Morada do Sol, no município de Presidente Prudente, SP. Alguns fatores contribuíram para a escolha do Plano de Ação, como a epidemiologia dos cânceres ginecológicos e a Campanha do “Outubro Rosa”. A equipe da ESF organizou uma busca ativa para faltosas do exame de Papanicolau e para detecção precoce do câncer de mama.
Estudantes consideraram que o tipo de linguagem deve ser adequada ao contexto para uma implementação da estratégia de conscientização das mulheres. As capacitações e ações de Educação em Saúde para as mulheres devem ser centradas na comunicação com a população em geral.
Facilitadores consideraram que estratégias de encaminhamento prioritário dos casos de mulheres com sintomas suspeitos precisam ter acesso facilitado para a atenção primária sem agendamento prévio, inclusive
fora de horário comercial. Mulheres devem ser incluídas no protocolo clínico de encaminhamento nos sistemas de regulação de consultas do nível secundário.
Os participantes consideraram positiva a ação de Promoção à Saúde.
Referências:
Diretrizes para detecção precoce do câncer
de mama no Brasil. III – Desafios à
implementação. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.scielo.br/pdf/csp/v34n6/1678-4464-csp-34-06-e00046317.pdf&ved=2ahUKEwjrgsLo8ajeAhXDE5AKHeYfAmMQFjAAegQIARAB&usg=AOvVaw3Fz3a-29RcTP4kiBXxoOGs
Consulta em 28 10 2018 às 7h 19min.
PRODUÇÃO DO CUIDADO NA REDE DE
ATENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA: REVISÃO
INTEGRATIVA. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/download/1226/657&ved=2ahUKEwj83qvw9KjeAhWBQpAKHVdhD5UQFjAAegQIAhAB&usg=AOvVaw3ASaB03EC_guMKUqBLmkWg
Acesso em 28 10 2018 às 7h 23min.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Professora Lidelci por aceitar o desafio de trabalhar com as Linhas de Cuidado em relação à Atenção Integral à Saúde da Mulher. No mês do Outubro Rosa as pessoas ficam mais sensíveis a essas ações. Os estudantes formsm seus valores a partir de modelos emcontrados nos Serviços ds Saúde. A Coordenação do Programa de Aproximação Progressiva à Prática fica muito feliz com esses avanços e com o tom de seriedade dado às reflexões reportadas nos Portifólios dos estudantes.
Congratulações !