Estudantes do Curso Médico da UNOESTE apostam na Educação em Saúde contra a Dengue na Sala de espera

11 votos

A UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista) insere seus estudantes do Curso Médico, desde o termo 1, em 7 ESFs localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Os facilitadores estimulam a criação de Planos de Ação de acordo com a Epidemiologia local, a partir da utilização da Metodologia Ativa da Problematização, nas áreas adscritas às Unidades de Saúde.
Um dos Planos de ação desenvolvidos teve como foco a Prevenção da Dengue.
Como a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou nesta quarta-feira (13 02 2019) o primeiro levantamento rápido deste ano referente à infestação pelo mosquito Aedes aegypti em Presidente Prudente e o resultado apontou risco de surto de dengue na cidade, os estudantes se mobilizaram nas ações de Educação em Saude nas ESFs nas quais atuam como membros das equipes interdisciplinares.

O Índice de Breteau (IB) emPresidente Prudente totalizou 9,2, ou seja, a cada 100 imóveis pesquisados, existem 9,2 recipientes contendo larvas do Aedes aegypti, o que deixa o município em estado de risco de surto.

Facilitadores organizaram uma reflexão após a Roda de Conversa, analisando que o Índice de Infestação Predial (IIP) no município, totalizou 6,8, significando que a cada 100 imóveis pesquisados, 6,8 destes continham larvas do mosquito.

Os facilitadores comentaram que: para que tenha baixo risco de surto de arboviroses, o Ministério da Saúde recomenda que estes números fiquem abaixo de 1.

A região da cidade que apresentou maiores índices foi a área 6, na zona oeste, totalizando IB de 15,51 e IIP de 11,88, fato que mobilizou a atenção da Equipe da ESF Bela Vista para a prevenção.

Os estudantes também acompanharam as Agentes Comunitárias nas visitas aos domicílios do bairro e os recipientes mais encontrados na área foram garrafas descartáveis, seguidos de garrafas retornáveis, latas e plásticos utilizáveis (reciclagem).

Como medida de prevenção, a ESF antecipou os trabalhos de intensificação, estimulando a limpeza, rodas de conversa na sala de espera da ESF, rodas de conversa com os servidores da Unidade e distribuição de materiais educativos.

Os parricipantes consideraram peodutiva a Ação de Promoção à Saúde.
Referências:
Alta infestação do mosquito Aedes aegypti indica risco de surto de dengue em Presidente Prudente.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://g1.globo.com/google/amp/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2019/02/13/alta-infestacao-do-mosquito-aedes-aegypti-indica-risco-de-surto-de-dengue-em-presidente-prudente.ghtml&ved=2ahUKEwi0xaHa7r3gAhXbDbkGHVIhCmUQFjAFegQIBxAB&usg=AOvVaw0-NjE0n7kniy2xljCT1Va_&ampcf=1