Estudantes do Curso Médico da UNOESTE de Jaú realizam atividades relacionadas à Intersetorialidade
Acadêmicos do Curso de Medicina da UNOESTE são inseridos em Estratégias Saúde da Família (ESFs) no Município de Jaú, interior de SP, como membros das equipes interdisciplinares locais. Existe uma parceria Academia/Serviço, desenvolvida entre a UNOESTE e a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Jaú. Os facilitadores utilizam Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem como a Problematização para criar Planos de Ação que emergem da Epidemiologia local. Os estudantes participam de reuniões de equipe nas ESFs e capturam as Necessidades de Saúde da população local.
Um dos planos de ação, construídos a partir das necessidades de saúde da população, com foco na Intersetorialidade e no Eixo proposto pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014, da Educação em Saúde, esteve relacionado à prevenção da Dengue. Com a proximidade das estações chuvosas que ocorrem no verão, a população ficará mais vulnerável à ocorrência da enfermidade, que pode ser reduzida com atitudes relacionadas a evitar que os mosquitos Aedes Aegypti se proliferem.
Após a atividade de Educação em Saúde, os facilitadores organizaram uma reflexão utilizando o Arco de Maguerez. Os participantes consideraram como positiva a ação de criação de ambientes saudáveis realizada no território adscrito à Estratégia Saúde da Família.
Referências:
PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO NAS PRÁTICAS DE SAÚDE. Disponível em: https://www.uece.br/eduece/index.php/downloads/doc_download/2057-planejamento-gestao-e-avaliacao-nas-praticas-de-saude-ebook-548pg Acesso em 06 11 2018, às 16h 30min.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Professora Adriana Aznar por aceitar o desafio de trabalhar o Eixo da Educação em Saúde, proposto pelo MEC nas DCNs de 2014, com estudantes do termo 1 do PAPP de Jaú.
Congratulações !