Estudantes do Curso Médico da UNOESTE ensinam lavagem das mãos para prevenir H1N1.
A Universidade do oeste paulista (UNOESTE), campus Presidente Prudente insere os estudantes do Curso Médico desde o primeiro termo de sua Graduação em sete Estratégias Saúde da Família, nos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior paulista. Facilitadores utilizam Metodologias Ativas como a Problematização, para estimular a criação de Planos de Ação nos territórios ligados às ESFs, relacionados à Criação de Ambientes Saudáveis para a comunidade local.
Um dos planos de ação, que emergiu da epidemiologia do território de saúde, esteve ligado à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Em virtude da sazonalidade das contaminações por H1N1, a ação que emergiu de um Ciclo Pedagógico, esteve relacionada à lavagem das mãos e ocorreu na Casa da Sopa, na ESF do Jardim Morada do Sol, em Pres. Prudente. Estudantes reforçaram para as crianças participantes, a importância de lavar as mãos, que vai muito além da simples questão de manter o corpo limpo. Os acadêmicos salientaram que esse hábito pode prevenir doenças e até mesmo salvar vidas.
Facilitadores supervisionaram toda a ação e frisaram que lavar as mãos, muitas vezes, é considerado um ato simples e sem grande importância, mas a higienização desse órgão pode ser considerada como uma medida de prevenção contra várias doenças, podendo eliminar bactérias e outros agentes nocivos à saúde que podem ser propagados pelas nossas mãos. Estudantes explicaram que, em todo nosso organismo existem micro-organismos que vivem harmoniosamente sem nos causar nenhuma doença. Algumas bactérias, por exemplo, vivem em nosso trato digestivo e são essenciais para a manutenção da saúde desse sistema. Porém, também existem micro-organismos que, em contato com nosso corpo, podem causar problemas graves, tais como infecções hospitalares e respiratórias, diarreia e gripe, como a H1N1.
Facilitadores complementaram, explicando que uma grande quantidade de organismos entra em contato com o nosso corpo inicialmente pela mão. Isso acontece porque a mão frequentemente está em contato com superfícies que podem estar contaminadas (maçanetas de portas, caixas eletrônicos e barras dos transportes públicos) e até mesmo com pessoas doentes. Professores explicaram que pode ser comum, por exemplo, cumprimentarmos pessoas com um aperto de mão mesmo quando estão com alguma enfermidade. Nesse momento, pode haver a troca de micro-organismos patogênicos, causadores de muitas doenças.
Explicaram para as crianças que a via de transmissão de várias doenças poderia ser facilmente quebrada se todas as pessoas lavassem as mãos com uma maior frequência. Acadêmicos frisaram que é importante lavar as mãos, principalmente, antes de se alimentar e preparar alimentos, após usar o banheiro, tossir, espirrar, assoar o nariz, brincar com animais e manusear o lixo e antes e após cuidar de ferimentos e visitar pessoas hospitalizadas.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde, realizada no território da ESF Morada do Sol, em Presidente Prudente, SP.
Referências:
IMPORTÂNCIA DE LAVAR AS MÃOS. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://m.brasilescola.uol.com.br/amp/saude-na-escola/importancia-lavar-as-maos.htm&ved=2ahUKEwj_ndjL1-bhAhUdGLkGHfUsBoIQFjACegQIARAB&usg=AOvVaw3pyruen9q2FU647sqCLukE&cf=1
Acesso em 26 05 2019 às 14h 23min.