Estudantes do Curso Médico Orientam pessoas com Diabetes quanto a Promoção à Saúde em ESF do interio

9 votos

 

 

Estudantes do Curso Médico Orientam pessoas com Diabetes quanto a Promoção à Saúde em ESF do interior de SP.

Estudantes do Curso de Medicina da UNOESTE são inseridos como membros das equipes interprofissionais de nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), graças a uma parceria entre Academia e Serviço, envolvendo a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e as Secretarias de Saúde dos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Os Professores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática. (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) utilizam Metodologias Ativas, como a Problematização, para estimularem a criação de Planos de Ação, envolvendo as Políticas Públicas que emergem da Epidemiologia em Saúde, nos territórios ligados às ESFs.
Um dos Planos de Ação desenvolvido pelos Acadêmicos do PAPP/FAMEPP/UNOESTE, colocaram em prática, sob supervisão docente, um programa de sensibilização da comunidade da ESF Vila Marcondes, em Presidente Prudente, em relação à importância das ações de Promoção à Saúde, nas casas dos usuários SUS.
Os acadêmicos, sob supervisão docente, orientaram a população que estava presente no local em relação à criação de ambientrs saudáveis, nos domicílios.
Estudantes médicos orientaram quanto a importância de uma alimentação saudável para o bem estar biopsicossocial dos usuários do SUS.
Os acadêmicos realizaram uma ação de Educação em Saúde fazendo uma demonstração prática relacionada à importância dos cuidados com os pés, prevenindo o “pé diabético”.
A Docente utilizou o Arco de Maguerez para estimular “reflexão-na-ação”, após a Roda de Conversa e “Oficina de Diabetes”, realizada com utilização de exemplos.
Estudantes consideraram que o Diabetes é uma doença sistêmica, crônica que engloba sistemas metabólicos, vasculares e endócrinos. Explicaram que o diagnóstico correto e precoce do diabetes melito e das alterações da tolerância à glicose é muito importante. Ele permite que medidas terapêuticas podem ser adotadas, com a finalidade de evitar o aparecimento da doença nas pessoas com tolerância diminuída, podendo retardar o aparecimento das complicações crônicas.
A docente explicou que o Sistema HiperDia pode facilitar o acesso dos Hipertensos e Diabéticos aos medicamentos na Unidade de Saúde, pois o sistema permite que os usuários SUS possam ser monitorados. Esse acompanhamento gera informações para aquisição, dispensação e distribuição dos medicamentos.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde, realizada na ESF, no Município de Presidente Prudente, SP.

Referência:
Ministério da Saúde.
Disponível em:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2017/setembro/nova-politica-da-atencao-basica-amplia-acompanhamento-domiciliar-a-mais-de-5-milhoes-de-hipertensos-e-diabeticos
Acesso em 09 03 2023, às 21h.