Estudantes “FAMEPP/UNOESTE” conscientizam usuários do SUS prevenção contra acidentes de trânsito SP

6 votos

Estudantes da “FAMEPP/UNOESTE” conscientizam usuários do SUS sobre prevenção contra acidentes de trânsito, no interior de SP.

O movimento “Maio Amarelo” é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da atenção em utilizar automóveis com segurança, principalmente em horários de maior fluxo. Estudantes do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), no campus de Presidente Prudente, são inseridos como membros de 09 equipes interprofissionais, nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP.
As Facilitadoras do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) utilizam a Metodologia Ativa da Problematização para estimularem a criação de Planos de Ação, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde.
Um dos Planos de Ação, criado pelos futuros médicos, esteve relacionado à prevenção de Acidentes no Trânsito, sendo realizado sob supervisão docente, em uma ESF localizada na Vila Marcondes, em Presidente Prudente, SP.
Durante o mês de Maio de 2023, a Facilitadora do PAPP/FAMEPP/UNOESTE estimulou os acadêmicos médicos a se envolverem nas questões relativas aos acidentes de trânsito aderindo à importância que a vida tem “Maio Amarelo”. Esta foi uma forma de promover a conscientização por meio da “ação de educação em saúde” para os usuários que residem no território adscrito à ESF da Vila Marcondes, em Prudente. Os Acadêmicos realizaram a Ação de “Empowerment Comunitário” relacionada à importância da “direção defensiva”, buscando prevenir acidentes que possam causar enfermidades e afastamento do trabalho, para a população Prudentina.
A docente utilizou o “Arco de Maguerez” para estimular “Reflexão-na-Ação, após os acadêmicos realizarem a “Roda de Conversa”, no território ligado à ESF.
Estudantes explicaram, nas discussões, que: prevenir um acidente e as seqüelas causadas por ele, é sempre mais barato e mais eficaz do que tratar suas consequências. A Docente complementou, explicando que: desenvolver uma cultura de prevenção traz benefícios para todos os usuários SUS que passam pela unidade, buscando atendimento para suas “necessidades de saúde”.
O “Plano de Ação” emergiu da aplicação da Metodologia Ativa da Problematização, utilizada no PAPP/FAMEPP/UNOESTE. A Docente propôs que os futuros médicos colocassem em prática a Política Nacional de Promoção à Saúde, inclusive para os demais integrantes da Equipe Interprofissional da ESF, que estavam presentes no momento.
Acadêmicos Médicos, sob supervisão docente, explicaram que: bebida alcoólica não combina com direção. Estimularam também os participantes da “Roda de Conversa” a não usarem o celular na direção de veículos automotores. Explicaram que os motoristas devem sempre manter o veículo em boas condições, não devem ultrapassar a velocidade permitida na via e devem fazer o uso adequado do cinto de segurança. Os participantes consideraram como positiva a “Ação de Criação de Ambientes Saudáveis” desenvolvida no Território de Saúde ligado à ESF Marcondes, na Rede Regionalizada de Atenção à Saúde da Alta Sorocabana, no interior paulista.

Referência:
Conscientização sobre acidente no transito “Maio Amarelo”
https://www.into.saude.gov.br/area-de-imprensa/noticias/840-maio-amarelo-into-promove-acoes-para-conscientizar-sobre-seguranca-no-transito acesso em 21/05/2023, às232h 37min