Estudantes Médicos capacitam Professores da Rede de Educação para a Promoção em Saúde na Escola
Estudantes Médicos capacitam Professores da Rede de Educação para a Promoção em Saúde na Escola.
Estudantes do Curso de Medicina da UNOESTE são inseridos como membros das equipes interprofissionais de nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), graças a uma parceria entre Academia e Serviço, envolvendo a Universidade do Oeste Paulista e as Secretarias de Saúde dos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Os Professores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) utilizam Metodologias Ativas, como a Problematização, para estimularem a criação de Planos de Ação, envolvendo as Políticas Públicas que emergem da Epidemiologia em Saúde, nos territórios ligados às ESFs.
Um dos Planos de Ação desenvolvido pelos Acadêmicos do PAPP/FAMEPP/UNOESTE, colocado em prática, sob supervisão docente, esteve relacionado à sensibilização dos Profissionais da Educação de uma Escola, ligada ao território da ESF Vila Marcondes, em Presidente Prudente, em relação à importância das ações de Promoção à Saúde, no ambiente escolar.
Os acadêmicos, sob supervisão docente, capacitaram os professores de uma Escola da Rede Pública, no município de Presidente Prudente, em relação ao Suporte Básico de Vida e ao desengasgue de crianças. A ação fez parte do Programa Saúde na Escola (PSE).
Este “Programa” é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, com a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.
A Docente utilizou o Arco de Maguerez para estimular “reflexão-na-ação”, após a Roda de Conversa e “Oficina de Desengasgue”, realizada com utilização de manequins, no ambiente escolar.
Estudantes médicos consideraram que, para a promoção da saúde na escola, os principais desafios descritos pelo Ministério da Saúde são: A integração com ensino de competência para a vida em todos os níveis escolares; A instrumentalização técnica dos professores e funcionários das escolas e dos profissionais da ESF para apoiar e fortalecer as iniciativas.
A docente complementou que O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde, realizada no Programa Saúde na Escola, no Município de Presidente Prudente, SP.
Referência:
Programa Saúde na Escola.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas&ved=2ahUKEwjNtqryk6_9AhVDO7kGHUiLBBcQFnoECAcQAQ&usg=AOvVaw1-4onsmwMxkenEFmoZEGKv
Acesso em 24 02 2023, às 19h.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Professora Ronivânia pelo belo relato.
O professor é um ator importante no contexto da criação de ambientes saudáveis, pois a sua intervenção possibilita aos estudantes apreenderem conteúdos escolares, desenvolverem o senso crítico e se tornarem sujeitos das práticas sociais e das suas interações com os outros. Dessa maneira, habilidades e competências devem ser desenvolvidas nos currículos escolares. Para que isso aconteça, a escola precisa estar aberta para ações educativas que promovam saúde. Os professores precisam ser capacitados, ao longo da sua formação profissional, para desenvolverem tais ações.
Congratulações!