Estudantes médicos colocam em prática a “PNAISC” e a produção do Sujeito Cidadão, no interior de SP.

13 votos

Estudantes médicos colocam em prática a “PNAISC” e a produção do Sujeito Cidadão, no interior de SP.

Os princípios que norteiam a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) reafirmam a garantia do direito à vida e à saúde, o acesso universal de todas as crianças à saúde, a equidade, a integralidade do cuidado, a humanização da atenção e a gestão participativa.
O Curso de Graduação em Medicina, na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), insere os acadêmicos, como membros de 09 equipes interprofissionais de Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas em dois municípios do oeste paulista.
Os facilitadores utilizam metodologias ativas como a Problematização, para estimular a criação de Planos de Ação, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS).
Um dos Planos de Ação, criado pelos acadêmicos, esteve relacionado à Atenção Integral à Saúde da Criança. Os futuros médicos organizaram “Rodas de Conversa” com os pequenos usuários do SUS, e de maneira lúdica, realizaram uma ação de educação em saúde, relacionada às boas práticas de higiene do corpo e dos alimentos ingeridos.
A Facilitadora utilizou o “Arco de Maguerez” para estimular “Reflexão-na-Ação”, após a realização do Plano de Ação.
Acadêmicos consideraram, após a busca em referências confiáveis, que a PNAISC propõe algumas diretrizes para nortear a elaboração de planos e projetos de saúde voltados para as crianças. Dentre elas, foram colocadas em prática, neste Plano de Ação: a organização de ações e serviços de saúde voltadas às crianças; a promoção da saúde, ou seja, a “criação de ambientes saudáveis”, a qualificação dos trabalhadores, que aconteceu durante a programação das atividades realizadas no Programa Saúde na Escola (PSE); o fomento à autonomia do cuidado com as crianças e corresponsabilização de trabalhadores e familiares; a intersetorialidade, entre “Saúde e Educação”; Também houve o monitoramento e avaliação das ações implementadas, por meio de entrevistas com os pequenos participantes e com a Coordenação Pedagógica da Escola Municipal, no município de Presidente Prudente. A docente chamou a atenção dos futuros médicos para os sete eixos estratégicos que compõem a PNAISC. Eles têm a finalidade de orientar os gestores e os Trabalhadores da Saúde sobre as “Ações e Serviços de Saúde da Criança” no território ligado à ESF, a partir dos determinantes sociais e condicionantes para garantir o direito à vida e à saúde, visando à efetivação de medidas que permitam a integralidade da atenção e o pleno desenvolvimento da criança e a redução de vulnerabilidades e riscos. Os acadêmicos consideraram que as ações da PNAISC se organizam a partir das Redes Regionalizadas de Atenção à Saúde (RRAS), com ênfase para as redes temáticas, em especial à Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil e tendo a Atenção Básica (AB) como ordenadora e coordenadora das ações e do cuidado no território. Essas ações nortearão o cuidado, transversalizando a Rede de Atenção à Saúde, com ações e estratégias voltadas à criança, buscando a integralidade, por meio de linhas de cuidado e metodologias de intervenção. Essas ações podem se constituir em um grande diferencial a favor da saúde da criança.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Educação em Saúde Coletiva, realizada no território ligado à ESF.

Referência:
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/pnaisc/&ved=2ahUKEwiugvaFlfz6AhU6gs4BHcrcAvEQFnoECA4QAQ&usg=AOvVaw2nDPmW-ybmIHawHWMs4zvg
Acesso em 24 10 2022, às 21h 08min.