Estudantes médicos conduzem “Roda de Conversa” relacionada à “Doação do Leite Materno” em uma ESF.

19 votos

 Por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática, a Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, no Campus de Presidente Prudente (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) insere seus acadêmicos, como membros das equipes interdisciplinares, em oito ESFs, localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, para que possam fazer parte, como “membros das equipes interprofissionais”. A UNOESTE tem uma parceria, “academia-serviço” com as Secretarias de Saúde das duas cidades, com foco no desenvolvimento da “Clínica Ampliada”, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem nos territórios adscritos às Unidades de Saúde citadas. Os Facilitadores utilizam Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem, como a “Problematização”, no campo, tendo como objetivo a maior aproximação dos estudantes com as práticas clínicas, com foco no “acolhimento” e na criação de vínculos de respeito e confiança entre os futuros profissionais de saúde e as pessoas das comunidades locais. Os estudantes utilizam a “anamnese ampliada” para identificarem as “necessidades de saúde” da população.
Uma das ações desenvolvidas na “ESF Parque Alvorada” pelos estudantes de Medicina do quarto termo, no PAPP, foi uma atividade de Educação em Saúde. Os acadêmicos, supervisionados pela facilitadora, organizaram uma “Roda de Conversa”, destinada às mulheres grávidas, ressaltando a importância da doação de leite materno. Essa atividade foi ilustrada com ajuda de um cartaz, contendo imagens lúdicas, relacionadas ao tema, além da explicação dos acadêmicos sobre a importância de doar o leite materno para as crianças recém-nascidas, prematuras, que por alguns motivos, não conseguem ser amamentadas pela própria mãe.
Acadêmicos frisaram que a doação de leite materno é importante, pois esses bebês, que estão geralmente abaixo do peso, precisam do leite humano, que é o único alimento que necessitam até os 6 meses de idade. Foi explicado para as mamães presentes na Roda de Conversa, que o leite materno possui muitos benefícios, tais como: a proteção da criança contra infecções respiratórias e alergias, além da redução do risco de desenvolver algumas comorbidades na vida adulta.
Os estudantes ressaltaram que qualquer quantidade de leite materno doada, faz a diferença para o banco de leite, pois um vidro padrão, contendo 330 ml, é capaz de alimentar até 10 crianças. Os acadêmicos finalizaram o encontro com as puérperas e futuras mamães da comunidade da ESF do Jardim Alvorada, em Presidente Prudente, dando informações sobre o número de telefone e endereço do Banco de Leite da cidade de Presidente Prudente, para que as mulheres presentes pudessem tirar qualquer dúvida, recebendo educação em saúde, relacionada aos procedimentos necessários para se tornar uma “doadora de leite materno”.
Os estudantes realizaram uma avaliação, com as mulheres participantes, no final da Roda de Conversa. Elas consideraram como positiva a “Ação de Promoção à Saúde” realizada na “Sala de Espera” da Unidade, enquanto as mulheres esperavam pelo atendimento na ESF. Essa ação teve um impacto positivo, não somente para o público-alvo, mas como também para os estudantes, que puderam aprender um pouco mais sobre esse ato de solidariedade e de amor ao próximo, a “doação de leite materno”.

AUTORES: Jéssiley Sayuri Matsumoto; Laura Baccaro; Vitor Pinaffi; Aline Kowalski; Felipe Falkoni
REFERÊNCIA:
GOVERNO FEDERAL (BRASIL). MINISTÉRIO DA SAÚDE. Campanha para doação de leite materno. [S. l.], 19 maio 2020. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/05/ministerio-da-saude-lanca-campanha-para-doacao-de-leite-materno/19.05.2020.Campanhadoacaodeleite_comedicao_finalcomvideo.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.