Estudantes Médicos envolvem lideranças locais colocando em prática a Lei 8.142/90 no interior de SP.
Estudantes do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista são inseridos em oito Estratégias Saúde da Família nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Os Facilitadores estimulam acadêmicos a criarem Planos de Ação a partir das Necessidades de Saúde existentes no território.
Um dos Planos de Ação, estimulado pelos Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática, esteve relacionado à Participação Social em Saúde. Estudantes organizaram uma Roda de Conversa com as líderes comunitárias pertencentes a um Grupo de Senhoras para estimular a Participação Social em Saúde.
Os Acadêmicos explicaram às participantes a respeito da criação do Conselho Gestor.
Após o encontro, que teve foco na Criação de Ambientes Saudáveis para o território da ESF Jardim Morada do Sol, em Presidente Prudente, SP, os Facilitadores utilizaram o Arco de Maguerez para estimular a Reflexão na Ação. Acadêmicos consideraram que a escuta à sociedade é uma referência ética para responder às necessidades e aspirações legítimas da população. Foram utilizados como pressupostos para a construção da Roda de Conversa, a participação social e o direito à cidade, partes da Agenda 2030. Acadêmicos buscaram valorizar a vocalização das usuárias do SUS, que avaliaram os serviços de Atenção Primária e seus atributos na ESF Morada do Sol.
A partir da experiência da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da Organização das Nações Unidas (ONU), em vigência entre os anos de 2000 e 2015, e no cumprimento da qual ganhou destaque o Brasil, foi constituída a Agenda 2030, focada nas áreas social, econômica e ambiental. Abrangendo o período de 2016 a 2030, nela constam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas.
Acadêmicos explicaram às senhoras participantes, em linguagem acessível, que, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a APS representa um conjunto de ações em saúde, individuais e coletivas, que abrange a promoção, proteção e prevenção em saúde, realização de diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, prezando por uma integralidade que cause impacto na autonomia e situação de saúde das pessoas e nos condicionantes e determinantes de saúde das coletividades.
As participantes do Grupo de Senhoras, da ESF Morada do Sol, consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida a partir da Metodologia Ativa da Problematização,
Referências:
Participação social na Atenção Primária à Saúde em direção à Agenda 2030.
Disponível em:
Acesso em 24 11 2019, às 19h 30min.
Por Lidelci Figueredo Bento
Muito bom Dr. Marcelo. Parabéns!!!