Estudantes Médicos opinam sobre Atenção Primária como cenário de práticas no PAPP/FAMEPP/UNOESTE
Há alguns anos as Escolas Médicas desejam formar médicos capacitados para atuar na Atenção Primária à Saúde (APS). Esse aprendizado deve se vincular às necessidades de saúde da comunidade. Dessa maneira os Acadêmicos deverão estudar as Condições de Vida, o Acesso das pessoas às Tecnologias que Prolongam a Vida, a Autonomia e o Vínculo entre a Equipe de Saúde e os Usuários do SUS. No Programa de Aproximação Progressiva à Prática da Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) os Facilitadores utilizam Metodologias Ativas, como a Problematização, para estimularem a Criação de Planos de Ação, em 09 Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina de 2014, recomendam que os cursos médicos se organizem para viabilizar a inserção dos estudantes em atividades práticas desde o início do curso. O PAPP/FAMEPP/UNOESTE utiliza diferentes cenários de ensino-aprendizagem, vinculando a formação médico-acadêmica às necessidades sociais de saúde, prioritariamente no SUS, com ênfase no nível primário da Saúde. A UNOESTE realizou uma reforma curricular que inseriu os estudantes do Curso Médico em serviços comunitários de assistência médica, compreendidos como locais privilegiados para a visão e a prática biopsicossocial.
Existe uma Parceria entre Academia (UNOESTE) e Serviço (secretarias Municipais de Saúde de Prudente e Machado) que facilitam a contextualização da realidade médica e social e a compreensão do funcionamento dos sistemas de saúde. O PAPP/FAMEPP/UNOESTE realiza com frequência bimestral o Canal do Estudante, com o objetivo de conhecer a opinião dos atores envolvidos na integração entre ensino e serviço. Os Docentes e Dicentes consideram o Canal do Estudante como sendo essencial ao aperfeiçoamento do processo. A UNOESTE frequentemente tem ampliado os cenários e da duração da prática educacional na rede de serviços de saúde, com ênfase na APS, de maneira que os estudantes possam compreender os vários determinantes do processo saúde-doença.
Os participantes consideraram como positiva a sua presença no Canal do Estudante do PAPP/FAMEPP/UNOESTE no último encontro ee 18 04 2023.
Referência:
Atenção primária como cenário de prática na percepção de estudantes de Medicina.
Disponível em: