A Casa da Sopa, “Casofa” teve as suas primeiras ações em 1991, quando um grupo de pessoas generosas e preocupadas com o próximo começou com a distribuição de sopa nas periferias de Presidente Prudente/SP. As pessoas que estavam interessadas em ajudar foram se unindo ao grupo e em pouco tempo conseguiram, com recursos próprios, comprar utensílios, fogão, geladeira e mantimentos. Hoje em dia, a Instituição Filantrópica “Casofa” está localizada no bairro Jd. Morada do Sol. Eles perceberam que havia uma demanda muito grande de pessoas que necessitavam muito mais que somente o alimento físico e passaram a priorizar o atendimento naquele bairro, passando a visitá-lo de forma exclusiva.
Os Acadêmicos do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista, no Campus de Presidente Prudente (FAMEPP/UNOESTE) são inseridos em nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), como membros das equipes interprofissionais, nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Os Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) utilizam Metodologias Ativas como a Problematização, com a finalidade de estimular a criação de Planos de Ação, a partir da análise das Necessidades de Saúde da população que reside nos territórios ligados às ESFs, a partir da Epidemiologia local.
Um dos Planos de Ação desenvolvidos no território ligado à ESF Morada do Sol, esteve relacionado à Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde – SUS e ocorreu na “Casa da Sopa”.
Os acadêmicos, com ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde, entraram em contato com a Coordenação da “Casa da Sopa”, no Jardim Morada do Sol e programaram uma manhã de “atividades físicas adaptadas para idosos”. Os acadêmicos contaram com a ajuda do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), principalmente do Educador Físico e fisioterapeuta, para a organização das ações que foram desenvolvidas com os idosos.
A Facilitadora utilizou o Arco de Maguerez para estimular “Reflexão na Ação”.
Acadêmicos consideraram que a Política Nacional de Atenção Integral ao Idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. A Facilitadora complementou que considera-se idoso, para os efeitos da Legislação, a pessoa maior de sessenta anos de idade.
Os participantes consideraram como positiva a Ação de Promoção à Saúde desenvolvida no território ligado à ESF.
Referência:
ORIENTAÇÕES TÉCNICAS
para a Implementação de Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único
de Saúde – SUS. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_atencao_pessoa_idosa.pdf&ved=2ahUKEwi91In3mN33AhX6tpUCHTJdAV8QFnoECAQQAQ&usg=AOvVaw1uFuMZkAfI1ruRjjSv4LuV
Acesso em 10 05 2022, às 16h 30min.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Professora Alessandra pela excelente postagem.
O maior desafio para a equipe de saúde que deseja construir um “cuidado integral, integrado e cidadão” com a pessoa idosa é trabalhar para ressignificar um novo modo de ser e agir em saúde, com foco na multidimensão da pessoa que envelhece e também do processo de envelhecimento humano em si mesmo. Envolver Estudantes de Medicina nesse processo de “Criação de Ambientes Saudáveis para Idosos, Uauários do SUS” é muito estratégico, para colocar em prática os ditames da Lei 8080/90.
Congratulações.