Estudantes médicos rastreiam deficiências visuais e alertam sobre alimentação saudável no “PSE”
A alimentação saudável é muito importante para garantir qualidade de vida para as pessoas da comunidade, que residem na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (ESF). Esta alimentação adequada faz nosso corpo funcionar de maneira correta e também ajuda a prevenir doenças. Precisamos utilizar dietas balanceadas, que sejam ricas em proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas, água e sais minerais.
Nós, Acadêmicos do Curso de Graduação em Medicina somos inseridos como membros das Equipes Interprofissionais, em 09 Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Essa nossa inserção acontece por causa de uma parceria “Academia-Serviço” firmada entre a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e as Secretarias Municipais de Saúde de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP.
No Programa de Aproximação Progressiva à Prática é estimulado a criação de Planos de Ação, a partir da identificação das “Necessidades de Saúde”, de cada área adscritas à ESF. Um dos Planos de Ação, desenvolvido por nós Acadêmicos do PAPP/FAMEPP/UNOESTE, esteve ligado ao Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e Educação Brasileiros. Após um contato da Facilitadora com a Direção Escolar, no dia 27/04/2023 fomos até a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Prof. Vilma Alvarez Gonçalves, na cidade de Presidente Prudente, no bairro do Jardim Cambuci. Foram realizadas algumas atividades relacionadas à importância da alimentação saudável na infância. Fizemos uma breve introdução sobre a temática, com apresentação dos Acadêmicos Médicos e explicação de como seriam preenchidas as atividades lúdicas desenvolvidas especialmente para as crianças.
Os escolares deveriam circular os alimentos que ingeriram em cada período do seu dia. Em cada refeição, como: café da manhã, lanche da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia. As crianças que eu acompanhei, demonstraram interesse em participar da Ação de Educação em Saúde. Deram respostas favoráveis, com base nas anotações da tarefa que sugerimos, com foco na alimentação pobre em gorduras e carboidratos e rica em proteínas, vitaminas, fibras e sais minerais. Depois, foi explicado sobre o que seria uma alimentação adequada para termos uma boa saúde – baseada na redução do consumo excessivo de açúcar, enlatados e embutidos e na importância de comer alimentos saudáveis, como: frutas, verduras e legumes. Estimulamos também a valorização dos períodos de refeição e higienização dos alimentos “in natura”. A Docente complementou que o excesso de sal e gorduras podem aumentar os riscos de termos hipertensão e cardiopatias, na idade adulta, principalmente nos adultos jovens.
Nesse dia, também foi realizada a medição da altura, pesagem e o teste de acuidade visual nas crianças participantes do “Plano de Ação”.
O teste de acuidade visual é usado para definir a capacidade da pessoa avaliada, de distinguir contornos e formas das imagens. Esse exame é de utilização comum na Medicina do Trabalho, que faz uso da “Tabela de Snellen”. Esta tabela possui algumas linhas, com letras que vão reduzindo de tamanho. O instrumento deve ser utilizado a uma distância mínima de 5m até 7m. Normalmente o signo mais utilizado é a letra “E”, em várias quantidades e em diversas posições e a pessoa avaliada deve mostrar com as mãos para qual lado as pernas da letra estão direcionadas.
A realização do “Teste de Snellen” no Programa Saúde na Escola (PSE), por nós, acadêmicos do Curso de Graduação em Medicina, foi capaz de identificar precocemente alguns distúrbios visuais nos escolares e alertar pais, responsáveis e professores, em relação à necessidade de uma consulta especializada em oftalmologia. Ações de Promoção à Saúde, desse tipo, podem possibilitar a correção dos vícios de refração que prejudicam o rendimento da criança no ambiente escolar. Os participantes consideraram como positiva a Ação de Educação em Saúde e Criação de Ambientes Saudáveis, desenvolvida no território da ESF.
Referências:
Programa Saúde nas Escolas. Disponível em:
PSE . Acesso em 29/04/2023 às 19h34min.
Promoção da saúde visual de escolares na Estratégia de Saúde da Família.
Disponível em: Promoção da saúde visual de escolares na Estratégia de Saúde da Família
Acesso em 29/04/2023 às 19h39min.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Acadêmica Bianca Tom Marchi, pelo belo relato. É muito importante para os futuros profissionais médicos realizarem a detecção precoce de alterações visuais, constituindo-se como uma medida de assistência primária realizada no território ligado à Estratégia Saúde da Família (ESF). Cerca de 85% do nosso relacionamento com o mundo exterior é realizado, principalmente, por meio da visão. Os problemas oculares podem representar prejuízos para a aprendizagem e socialização das crianças. Congratulações !