Estudantes médicos realizam ação de Educação em Saúde prevenindo verminoses em crianças
As Verminoses são doenças causadas por endoparasitas que se instalam dentro do organismo do hospedeiro, ocasionando sinais e sintomas desagradáveis como: dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e até problemas respiratórios.
As enfermidades causadas pelos vermes, nos humanos, geralmente estão associadas com a falta de saneamento básico, poucos cuidados higiênicos, ingesta de alimentos contaminados, e/ou precariedade nas condições de vida.
A partir da importância epidemiológica, e da análise dos impactos ruins causados pelas verminoses, acadêmicos do 1º Termo do Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), no Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP), estimulados pela Metodologia Ativa da Problematização, realizaram uma ação de Educação em Saúde na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Tereza Ito Polidorio, no município de Álvares Machado. A ação educativa para alunos do pré-primário e do ensino fundamental, na faixa etária entre 4 a 6 anos, ocorreu com o objetivo de orientar e conscientizar crianças sobre bons hábitos de higiene e sobre a importância das medidas de prevenção às verminoses.
Essa abordagem ocorreu em consonância com a Campanha Nacional de Diagnóstico e Prevenção de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase, denominada “Campanha 3 Bichos”, que realiza ações de diagnóstico, prevenção e tratamento precoce nos escolares.
Supervisionados pela Facilitadora, os Acadêmicos realizaram dinâmicas lúdicas e “Rodas de Conversa” com os pequenos usuários do SUS, enfatizando a importância das medidas de prevenção das verminoses, concentrando as orientações na higienização das mãos, higienização dos alimentos, higiene do corpo e na alimentação saudável. As dinâmicas foram realizadas de forma lúdica de acordo com a faixa etária das crianças, com uso de bonecas, ensinando como deve ser realizada a higiene do corpo e das mãos. Acadêmicos orientaram as crianças sobre: como lavar alimentos contaminados como verduras, legumes, frutas, arroz e feijão, com a finalidade de conscientizar os pequenos sobre a importância de uma alimentação saudável para o adequado crescimento e desenvolvimento humano, evitando doenças.
Após a execução do plano de ação, a Facilitadora utilizou o “Arco de Maguerez” para estimular Reflexão na Ação.
Estudantes consideraram que a prevenção é fundamental para diminuir a incidência das verminoses. Neste sentido, as ações educativas são importantes ferramentas para o
controle dos endoparasitas, uma vez que as crianças certamente levarão essas informações para seus familiares, para que esse conhecimento seja disseminado na comunidade, alertando sobre a importância de evitar as doenças.
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
(NELSON MANDELA)
A frase faz alusão a importância da educação para mudar o mundo, e um dos papeis dos acadêmicos do Curso Médico é esse: orientar, educar e compartilhar conhecimento em saúde para que essas
crianças cresçam conscientes e pratiquem ações de “promoção à saúde” para reduzir a incidência
das verminoses na comunidade.
A “Educação em Saúde” tem um papel muito importante na nossa sociedade levando informação e conhecimento à população sobre como podemos cuidar melhor da nossa saúde, principalmente de maneira preventiva. Quando focamos em informação e prevenção, conseguimos evitar doenças, levando as pessoas a terem uma vida com mais saúde e qualidade.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida no território ligado a uma Estratégia Saúde da Família (ESF), em uma cidade do interior de SP.
REFERÊNCIAS:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de
Vigilância das Doenças Transmissíveis. Guia Prático para o Controle das Geo-
helmintíases [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em
Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da
Saúde, 2018
Oliveira, Omar Dias. PREVENÇÃO DE VERMINOSES POR MEIO DE AÇÃO EDUCATIVA:
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE [manuscrito] / Omar
Dias Oliveira. – 2012
https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2016/08/campanha-dos-
tres-bichos-tem-inicio-nesta-segunda-feira-em-prudente.html
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Acadêmica Thaís Cardoso Araújo, pelo belo relato.
Quando os futuros Profissionais de Saúde têm experiências na sua formação, realizando ações de Educação em Saúde nos territórios ligados às ESFs, aumentam as chances de conhecerem a epidemiologia local, construindo Planos de Ação com foco na “Criação de Ambientes Saudáveis”. Muito interessante ver os estudantes da FAMEPP/UNOESTE colocando em prática a “Política Nacional de Promoção à Saúde”, nas ESFs de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Congratulações!