Exposição fotográfica: Unidade Neonatal também é lugar para o pai
De 13 a 17 de agosto foi realizada no hall da entrada principal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade federal de Alagoas (UFAL) a exposição fotográfica: Unidade neonatal também é lugar para o pai. O evento é fruto do trabalho de Mestrado em ensino na saúde da Faculdade de Medicina da UFAL intitulado “Ensino da paternidade em uma Unidade Neonatal de um hospital público de ensino no discurso dos profissionais de saúde” da fisioterapeuta Harylia Millena Nascimento Ramos sob orientação do professor Doutor Sérgio Seiji Aragaki.
A exposição trata-se de um dos produtos educacionais do citado trabalho de mestrado e traz fotos de pais em momentos de cuidado com seus filhos na Unidade Neonatal. O evento traz também a logomarca da campanha da paternidade do instituto Papai (http://institutopapai.blogspot.com) e um cartaz do Ministério da Saúde com informação sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem onde se destaca a importância do pai durante a gestação, parto e pós-parto. Essa exposição teve como objetivos colaborar na reafirmação da importância da inclusão do pai nos cuidados propiciados às crianças e demonstrar que o pai também pode participar do cuidado de seu bebê interno na unidade neonatal de um hospital.
Por ALINE-LEMOS
Parabéns pelo olhar por um tema que ainda precisa ser repensado e dialogado com mais frequência! A inclusão do pai nos primeiros cuidados propicia um vínculo forte para o resto da vida, além de aproximar o homem ao autocuidado, entre outros!