Facilitadores da MED/PAPP/UNOESTE planejam busca ativa a partir da análise de indicadores municipais
Os acadêmicos da Graduação em Medicina são inseridos, desde o primeiro termo do Curso, como membros das equipes interprofissionais, em oito Estratégias Saúde da Família, nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, graças a uma parceria “Academia/Serviço” firmada entre a UNOESTE e as Secretarias de Saúde dos dois municípios.
Os Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática, da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), no campus de Presidente Prudente, se reuniram, na primeira semana de Fevereiro de 2022, com a finalidade de organizarem as ações práticas, relacionadas à Promoção à Saúde, propostas para o primeiro semestre desse ano.
Os Professores utilizam Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem como a “Problematização” no cotidiano das ESFs, com foco na “criação de ambientes saudáveis” para as pessoas que residem nas áreas de abrangência das oito Unidades de Saúde citadas.
Os Docentes do PAPP/UNOESTE consideraram que existem critérios para a avaliação de desempenho dos municípios pelo Governo Federal, como alguns indicadores de saúde, por exemplo. Esses indicadores devem ser atualizados a cada quatro meses, pelos municípios. Essa análise dos indicadores, supervisionada pelos Facilitadores, vai contribuir para a formação dos futuros médicos, com foco na “Gestão dos Processos de Trabalho em Saúde” e na “Ampliação da Clínica”, do modelo Biomédico para o Biopsicossocial, muito mais inclusivo e resolutivo, com foco nas “Necessidades de Saúde das Pessoas”. Alguns indicadores estratégicos serão definidos e monitorados pelo Ministério da Saúde por meio de informações registradas em sistemas de eletrônicos. Para o ano de 2022, foram listados sete indicadores de áreas estratégicas como: Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas. Também foram definidas as metas esperadas para cada um deles. A média ponderada dos resultados produzirá um “indicador sintético final” que definirá o valor do pagamento por desempenho, destinado aos municípios.
Os Facilitadores programaram ações de “busca ativa” para os usuários do SUS em “Visitas Domiciliares” (“VDs”), que devem ser realizadas por estudantes do PAPP/UNOESTE, sob supervisão dos docentes, para o novo semestre. A escolha das famílias a serem visitadas obedecerá ao “Princípio da Equidade” do SUS, observando a “Vulnerabilidade dos integrantes”, a partir de informações trazidas pelos Agentes Comunitários de Saúde, coletadas quando as famílias foram cadastradas nas Unidades de Saúde. O Programa “Previne Brasil” serviu de base para nortear a construção dos Planos de Ação para os Acadêmicos Médicos nesse novo semestre. Esse Programa foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS) do Brasil, em 2019, determinando alterações no financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) no país, de acordo com a Portaria 2.979 de 12 11 de 2019.
Os “Planos de Ação” sugeridos pelos docentes do PAPP/FAMEPP/UNOESTE para o primeiro semestre de 2022 estarão relacionados à Atenção Individual e Coletiva, aos Processos de Trabalho das Equipes Interprofissionais e à Educação em Saúde para a comunidade.
O PAPP/FAMEPP/UNOESTE, ao elaborar Planos de Ação para o ano de 2022, a partir da utilização de Metodologias Ativas como a Problematização, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde e no “Programa Previne Brasil”, do Governo Federal, busca a formação dos futuros médicos, comprometidos com a melhoria dos indicadores relacionados à Atenção Primária à Saúde, nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Por patrinutri
Esta integração a partir da realidade é importantíssima para que os futuros profissionais de saúde tenham uma visão ampliada de seu espaço de atuação e co responsabilidade na construção do sus.
Abrasus!