Futuros médicos capacitam adolescentes, no interior de SP, para manobras de desengasgo, no PSE.

6 votos

 

Fortalecer a saúde dos jovens é muito importante a fim de que eles ingressem na vida adulta com mais habilidades para servir às suas comunidades de forma produtiva. Muitos hábitos prejudiciais são adquiridos nas fases iniciais da vida, podendo evoluir para graves problemas de saúde na idade adulta.
O Programa de Aproximação Progressiva à Prática, da Universidade do Oeste Paulista, no Campus de Presidente Prudente (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), insere os Acadêmicos do Curso de Graduação Médica em 09 Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP, como membros das Equipes Interprofissionais das Unidades de Saúde.
As Facilitadoras do PAPP/FAMEPP/UNOESTE utilizam Metodologias Ativas como a Problematização para estimular a criação de Planos de Ação, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS).
Os Planos de Ação abordam a aplicação dos Princípios do SUS (Integralidade, Universalidade e Equidade) em todos os “Ciclos Vitais” (Mulheres, Gestantes, Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos).
Um dos Planos de Ação, criado pelos estudantes, esteve relacionado ao Programa Saúde na Escola (PSE), com foco na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes. As Crianças e os Adolescentes são sujeitos de direitos e também são prioridade absoluta na criação das políticas públicas.
Cabe ao Sistema Único de Saúde (SUS) promover o direito à vida e à saúde. A atenção integral pressupõe o acesso universal e igualitário aos serviços nos três níveis da atenção: Primário, Secundário e Terciário.
Os Acadêmicos Médicos realizaram uma Ação de Educação em Saúde, em uma Escola da Rede Pública de Educação, no município de Álvares Machado, SP, abordando manobras de desengasgo, com realização de manobras de Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP) e desengasgo. As Facilitadoras utilizaram o “Arco de Maguerez” com os futuros médicos, para estimular a “Reflexão na Ação”.
Acadêmicos, após a busca em referências confiáveis, consideraram que a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes tem foco na “Promoção à Saúde” e na prevenção de agravos aos adolescentes. A docente considerou, nas discussões com estudantes, que o cuidado em saúde de adolescentes compreende a faixa etária de 10 a 19 anos, tendo três eixos centrais: crescimento e desenvolvimento saudáveis, saúde sexual e reprodutiva e redução da morbimortalidade por acidentes e violências. Para esta tarefa, é importante que ocorra o fortalecimento de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, atenção humanizada e trabalho em rede.
Acadêmicos consideraram que o Ministério da Saúde enfatiza que se viabilize para todos os adolescentes e jovens o acesso às seguintes ações: acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento, orientação nutricional, imunizações, “atividades educativas”, identificação e tratamento de agravos e doenças prevalentes. A Docente explicou que o ensino da RCP para adolescentes os encoraja a discutir sobre os fatores de risco de parada cardíaca e como isso pode ser evitado. Este Plano de Ação se desdobrou resultando no questionamento de hábitos parentais. Os Acadêmicos de Medicina podem ser colaboradores muito importantes para o treinamento de RCP para adolescentes, em Presidente Prudente e Álvares Machado.
Acadêmicos do Curso Médico consideraram, nas discussões, que a constatação imediata da Parada cárdio Respiratória (PCR) é muito importante, pois permite iniciar prontamente as manobras de reanimação, antes mesmo da chegada de outros profissionais de saúde e de equipamento adequado. Dessa maneira será evitado um maior dano ao sistema nervoso central (SNC) e também para outros órgãos.
A Docente complementou que a aspiração de corpo estranho pode ser considerada como um acidente grave e potencialmente fatal. Ela pode ocorrer em qualquer fase da vida, sendo mais frequente em crianças. O diagnóstico precoce da aspiração do corpo estranho é muito importante, pois quanto mais demorar o seu reconhecimento e tratamento, poderá ocorrer mais facilmente uma sequela definitiva ou dano fatal.
Acadêmicos consideraram que a “Manobra de Heimlich” é um procedimento simples e eficaz com a finalidade de reverter a parada respiratória, causada por um corpo estranho que obstruiu a entrada de oxigênio para os pulmões de pessoas que estejam sofrendo uma asfixia.
Os participantes consideraram como positiva a Ação de Promoção à Saúde realizada no território ligado a uma ESF, no interior de SP.

Referência:
Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde.
Disponível em: https://www.google.com/urlsa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_atencao_saude_adolescentes_jovens_promocao_saude.pdf&ved=2ahUKEwj-2c6e2beCAxVfDrkGHSgEAZMQFnoECBQQAQ&usg=AOvVaw0PlREelu69jIBKjvA3Fg-a