Futuros médicos planejando aplicação da “PNAISH” no “Novembro Azul” em ESF do interior de SP.
Os objetivos da “PNAISH” (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem) estão direcionados para a promoção da saúde integral de homens, especialmente no território ligado às Estratégias Saúde da Família (ESF). Esses objetivos enfatizam a necessidade da integralidade nas ações, tanto para os trabalhadores da Saúde, como para grupos distintos de homens e mulheres que residem na área de abrangência das Unidades de Saúde.
O Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) da Faculdade Medicina da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE), insere os futuros médicos como membros das equipes interprofissionais, em nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Os Facilitadores do PAPP utilizam a Metodologia Ativa da Problematização para estimular a criação de Planos de Ação, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS).
Um dos Planos de Ação, criado pelos acadêmicos do PAPP/FAMEPP/UNOESTE, esteve relacionado à organização da Campanha do “Novembro Azul” em uma ESF do interior de SP, na Rede Regionalizada de Atenção à Saúde (RRAS) número 11, na Região da Alta Sorocabana.
Foi utilizado o Arco de Maguerez para estimular “Reflexão na Ação” onde os estudantes criaram questões de aprendizagem relacionadas à importância da Campanha do Novembro Azul.
Nas discussões, os aprendizes consideraram que a conscientização para a importância de prevenir doenças e cuidar da saúde masculina, está entre os objetivos da campanha Novembro Azul. Neste ano de 2022, o tema proposto pelo Ministério da Saúde foi: “Homem, saúde é vida!”.
Os estudantes conseguiram assimilar que campanha do Novembro Azul funciona como um alerta para o cuidado da saúde do homem, especialmente em relação à prevenção do câncer de próstata.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde, relacionada à PNAISH, desenvolvida no território ligado à essa ESF, no município de Presidente Prudente, no interior de SP.
Referência:
Política de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_saude_homem.pdf&ved=2ahUKEwiVt-nIwqH7AhUHqZUCHf_8B7MQFnoECBAQAQ&usg=AOvVaw2pLGCxCH3OU62PR3C-IxiY
Acesso em 10 11 2022, às 13h 30min.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Professora Larissa, por estimular os futuros médicos a trabalharem em equipe !
Esta atuação dos futuros profissionais de saúde em equipe tende a garantir melhorias na qualidade da assistência ao usuário do SUS.
Somar conhecimentos e esforços de diferentes áreas de atuação garante um cuidado integral, com maior qualidade.
Congratulações!