Venho destacar a importância da cartilha que trata da Diretriz Gestão Participativa e Cogestão da Politica Nacional de Humanização, que estimula uma reflexão sobre o fazer junto a partir de espaços de discussões importantíssimos para o SUS, como os conselhos, conferências mas, também mobilizações e encontros no fazer diário que motivam a construção de processos de trabalho e implementação de ferramentas de cuidado que fortalecem o gestor, o trabalhador e o usuário, evidenciando assim o trabalho coletivo e necessário. A leitura me proporcionou repensar o meu fazer e perceber a importância da minha atuação nos espaços de discussão para melhoria da qualidade dos serviços ofertados. Vamos precisar de todo mundo!
Por Emilia Alves de Sousa
“A leitura me proporcionou repensar o meu fazer e perceber a importância da minha atuação nos espaços de discussão para melhoria da qualidade dos serviços ofertados”
Que legal! Essa é a grande aposta da cogestão/gestão participativa, provocar mudanças nos modos de cuidar e de gerir os espaços/açoes de saúde, guiados por príncípios éticos/políticos de produzir saúde com o outro.
Espero que o curso continue produzindo esse (re)encantamento e que compartilhe conosco as mudanças produzidas nesse processo!
Emília