Diante do avanço dos casos de Covid-19 no Estado do Amazonas, a capital amazonense passa por uma crise dramática com o aumento de casos de contaminação e morte de pacientes vítimas da doença, e o que é pior, por falta de estrutura e de insumos adequados para o atendimento nas UTIs. O Estado pede socorro e o Piaui, a exemplos de outros estados, entra nesta campanha solidária de ajuda.
O Governo, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), enviou na tarde da quinta-feira (14) para o Estado do Amazonas 45 mil EPIs e 30 mil testes rápidos.
Entre os Equipamentos de Proteção Individual que estão sendo cedidos estão 10 mil aventais impermeáveis manga longa; 15 mil protetores faciais; 10 mil máscaras N95 e 10 mil máscaras triplas descartáveis. Além dos EPIs, estão sendo cedidos também 30 mil testes rápidos.
De acordo com o secretário Florentino Neto, o Piauí está dando sua parcela de contribuição nesse momento caótico. “O governador Wellington Dias está sensível à situação dos nossos irmãos amazonenses e, dentro desse espirito fraternal, estamos colaborando com a cessão de Equipamentos de Proteção Individual e testes rápidos Covid para amenizar o sofrimento deles”, diz o secretário” destaca o secretário.
De acordo com o pacto realizado ente os estados, estão sendo transferidos 235 doentes para unidades de saúde de Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Hoje chegaram 9 desses pacientes em Teresina através de um avião da FAB, os quais serão tratados no Hospital Universitário da UFPI.
Fonte:
Assessoria de Comunicação SESAPI – [email protected]
Por Sérgio Aragaki
O SUS é solidário!
O SUS é composto de redes entre serviços, unidades, municípios, estados, pessoas.
Parabéns e agradecimentos a quem colabora na construção e fortalecimento do SUS, valorizando a saúde, a vida.
ABRASUS!