No mundo todo, o mês de outubro é dedicado às campanhas de conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
Nesse sentido, O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) em parceria com as Coordenações da Maternidade e Enfermagem do Hospital Regional Deolindo Couto de Oeiras-PI promoveu uma programação especial com o objetivo de alertar a população para o combate ao câncer de mama e de colo do útero.
A programação contou com entrevista na rádio FM Educativa Cristo Rei esclarecendo sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Também foram disponibilizados exames preventivos (Papanicolau) para 35 funcionárias do HRDC e UPA 24h que quiseram se inscrever, de forma gratuita.
Houve a realização de uma Blitz Educativa com distribuição de material informativo pelo centro da cidade, praças e centro comercial, realizada com apoio dos estagiários de enfermagem e serviço social, promovendo orientações em abordagem coletiva com mulheres oeirenses, sobre a prevenção do câncer de mama e o auto exame.
Como culminância do projeto, finalizando-se no dia 26.10.18, foi promovido um bate-papo “De Mulher pra Mulher”, onde toda a comunidade presente, trabalhadores da saúde, estudantes, pacientes e acompanhantes puderam tirar suas dúvidas sobre a temática com a Dra. Lígia Renata, ginecologista do hospital. Ao final, todos puderam se deliciar com o “Chá Rosa”, uma mesa produzida especialmente pela equipe de nutrição com alimentos saudáveis que previnem o câncer.
Para o diretor Alípio Sady, ações como esta são de suma importância para estimular tanto nossas colaboradoras, como as mulheres em geral a estarem se cuidando, se conhecendo e se tocando, sensibilizando a população acerca da necessidade de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama.
Por Emilia Alves de Sousa
Muito interessante a iniciativa “De Mulher pra Mulher”. Dar voz à mulher, estimular o seu protagonismo na campanha do Outubro Rosa, é muito importante para o fortalecimento da consciência do autocuidado.
Parabéns ao GTH e todos os envolvidos nessa iniciativa tão necessária!
AbraSUS
Emília