Grupo Terapêutico com Mães de Pessoas com Deficiência em um Instituto no Interior da Bahia
O projeto de extensão Grupo de Saúde e Integração permitiu aos discentes uma ampliação da atuação para além do campus universitário, fazendo com que os mesmos saíssem da sala de aula e entrassem em contato direto com a prática articulando com os saberes teóricos. Formando rodas de conversas com mães de pessoas com deficiência, para discutir saúde e integrar essas mães ao ambiente e a realidade.
O Grupo de Saúde e Integração se fez necessário pois foram feitas rodas de conversas com mães e/ou responsáveis por pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo, Microcefalia, Hidrocefalia, Síndromes Raras, Paralisia Cerebral, por entender a sobrecarga natural da maternidade, essas mulheres ainda precisam se preocupar com os cuidados especiais destas crianças, resultando muitas vezes em isolamento e frustração
das mães e/ou responsáveis. Sendo a mãe o foco deste grupo porque segundo o levantamento do Instituto BARESI, feito em 2012, 80% dos pais abandonaram a mãe e suas crianças com deficiência ou doenças raras, antes delas completarem cinco anos de idade. O projeto contribuiu de forma significativa na vida dessas pessoas, fazendo com que elas refletissem sobre os diversos aspectos da vida existencial, trazendo questões como angústias do ser e se familiarizem com os processos do luto que muitas vezes essas mães e familiares
passam, trazendo referenciais da psicoeducação que tem como objetivo ensinar os clientes e os cuidadores sobre a patologia física ou psíquica, bem como sobre o seu tratamento.
Com as práticas e vivências que foram oferecidas pelos estudantes fizemos uma troca mútua, onde os estudantes aprenderam sobre as questões existenciais e as angústias das mães e essas mães tiveram seus momentos de reflexão, de sanar suas dúvidas que muitas vezes passam despercebidas, elas viveram e resgataram essa criança interior para buscar forças e conseguir enfrentar os obstáculos e dificuldades da vida.
O Grupo de Saúde e Integração foi realizado através de rodas de conversas com mães e/ou responsáveis do Instituto Mãos, que é uma organização não governamental que faz atendimento multiprofissional para pessoas sem condições financeiras no município de Jequié-BA.
Participantes:
Orientandas: Nikole Rocha Assis , Samyra Roberta Lisboa França, Rebeca Vitória Souza Matos, Lissandra Rocha Morbeck,, Maria Luiza Lima Costa. Todas estudantes do curso de psicologia da Universidade de Excelência ( UNEX- Jequié).
Orientador: Prof. Esp. Ian Pereira Assunção