GUIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

9 votos

APS forte no combate à pandemia

https://sisaps.saude.gov.br/eventos/apsforte/relatos

UF/Município:
SP – JACAREI

Autor:
TATIANA LAHOS DE JESUS

Data da Experiência:
04/05/2020

Linha Temática:
Ações de educação permanente das equipes da APS, ações de educação em saúde e comunicação para a população da área de abrangência e/ou municipal.

Local da Experiência:
Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (Nasf)

Título da Experiência:
GUIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Contextualização:
Questões de saúde mental (SM), são consideradas a quarta onda da Pandemia e foco de atenção da Organização Mundial em Saúde, Ministério da Saúde e gestores de saúde. A gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Jacareí, frente à preocupação com a SM das equipes de saúde, solicitou a construção de proposta de atenção à SM dos profissionais da APS. Levando em consideração o potencial de “tecnologias leve”, a capacidade de capilarização de equipes matriciadoras, e o poder de modificação da Educação Permanente em Saúde (EPS), foi elaborado o Guia de Educação Permanente em Saúde Mental (SM), para servir como suporte para ações de atenção à saúde mental dos profissionais das equipes de Atenção Primária do Município

Objetivos:
Prestar apoio em SM para profissionais da APS do município de Jacareí; compartilhar estratégias de cuidado a sintomas/sinais de estresse e ansiedade dos profissionais de saúde; instrumentalizar profissionais como facilitadores de EPS, com foco na SM; democratizar ferramentas de EPS e rodas de apoio em SM entre equipes de APS

Metodologia:
O guia capacita profissionais para facilitação de rodas de apoio em SM. A base metodológica utilizada foi a EPS. Direcionado para o uso de profissionais com diferentes formações, não apenas aos profissionais psicólogos, incentivando a prática de SM horizontalizada. É sugerida a utilização de ¿rodas de conversa¿, pois permitem além do apoio mútuo em SM, os processos de ensino/aprendizagem e aprendizagem significativa que são as bases da EPS. As rodas são espaços seguros, desconstroem a ideia de cuidado vertical, permitem a expressão e elaboração das emoções, servindo como função terapêutica. O guia sugere os seguintes passos para consolidação da proposta: realizar um breve diagnóstico da condição atual de SM da equipe; oferecer estratégias para reduzir o estresse crônico e amparar as principais queixas; mediar a construção de soluções individuais e aumento de repertório para crises; facilitar a construção de propostas de intervenção para as comunidades atendidas pelas equipes de APS.

Resultados:
Até presente data: Rodas de apoio em saúde mental com as 07 equipes e-NASF-AP; Aplicação e tabulação do questionário de SM na totalidade das equipes de APS do município; Espaço semanal garantido para atividades de EPS em SM com as equipes de APS; Apresentação da proposta de atuação para representantes da Secretaria de Assistência Social e do Centro do Servidor do município de Jacareí; Apresentação da proposta aos Psicólogos da APS de Jacareí Como próximos passos a serem atingidos estão: Reaplicação do questionário nos profissionais para verificar o impacto das ações; Construção de propostas de atuação junto às comunidades atendidas pelas equipes de APS, visto que a partir do momento que os profissionais exercitarem os espaços de escuta, acolhimento e enfrentamento das queixas, poderão incorporar esses recursos em seu kit de primeiros socorros emocionais e partilhá-los como facilitadores de SM em seu território de atuação.

Considerações Finais:
A APS detém potencial mobilizador, educativo e de vinculação com a população. Representa ponto estratégico e prioritário de uma rede de saúde e tem se reinventado como Estratégia de cuidado durante a pandemia. APS tem em seu arcabouço ferramentas e estratégias capazes de dar respostas positivas ao cuidado em SM. O incentivo dos gestores locais para manutenção de equipes matriciadoras e a politica de EPS, é capaz de gerar bons frutos mantem-se como grande força da APS.

Coautor:
FLÁVIA RAQUEL DE CARVALHO GILBERTI

NATÁLIA DA COSTA SELINGER

PRISCILA MOREIRA DE MOURA

Participantes:
Equipe de APS do Município de Jacareí e- NASF-AP eESF UBS