O subsecretário estadual da Saúde, Paulo Barbosa, fez uma visita-técnica ontem (13) à tarde ao Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. A visita serviu para avançar no processo de estudo e de planejamento visando a implantação do serviço de ortopedia pediátrica na unidade. Barbosa esteve acompanhado do superintendente de Atenção Integral da Sesab, Igor Lobão; e da diretora de Atenção Especializada, Alcina Romero.
Representando a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS), entidade gestora da unidade, estiveram presentes ao encontro o diretor-geral, Ricardo Mendonça; a diretora de Gestão Hospitalar, Bárbara Vilas Boas e o diretor de Gestão Interna, Uelber Calixto dos Anjos.
Na oportunidade, o subsecretário recebeu da diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges, um relatório contendo resultados e todas as atividades e serviços realizados pela unidade, desde a sua inauguração em 6 de dezembro de 2021. Dentre os registros, está o da cirurgia de um paciente que sofre de osteogênese imperfeita, uma doença rara e hereditária que prejudica a formação dos ossos e os torna frágeis.
A criança teve implantada na perna esquerda uma haste telescopada, para dar sustentação aos ossos e evitar novas fraturas. Aos nove anos ela já havia sofrido nove fraturas no fêmur e na bacia. A intervenção cirúrgica foi um sucesso. Essa foi a primeira cirurgia do gênero realizada no interior da Bahia e aconteceu em Ilhéus antes mesmo da implantação do serviço de ortopedia pediátrica, tema central da visita a Ilhéus nesta quinta-feira.
Por Emilia Alves de Sousa
Parabéns à saúde de Ilhéus pela proposta de implantação do serviço de ortopedia pediátrica no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio.
Trabalhei durante anos num hospital infantil em Teresina, com disponibilidade de atendimento ortopédico pediátrico, e posso avaliar a importância desse serviço para o público infantil.
Abrasus!
Emília