Hospital Abelardo Santos aborda prevenção à gravidez na adolescência em escola de Icoaraci
Como parte das ações extramuros de combate à gravidez na adolescência, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no Distrito de Icoaraci, em Belém, realizou na manhã desta terça-feira (10) uma roda de conversa com cerca de 40 alunos da Escola Estadual Senhora de Fátima II, no Bairro da Agulha. A atividade integra a programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.
Referência no atendimento à saúde da mulher e da criança, o HRAS recebe, em média, duas adolescentes gestantes por dia, com idades entre 12 e 18 anos. Diante desse cenário, a ação na escola busca reduzir os índices de gravidez nessa faixa etária, conscientizando os estudantes sobre os diversos desafios e impactos que uma gestação precoce pode acarretar, especialmente nos âmbitos emocional e social.
Durante a conversa com os estudantes, a psicóloga Daniella Dias e a assistente social Maria Clara ressaltaram a importância de preservar a infância e a adolescência. “Essa é uma fase de construção e descobertas. Quando a gravidez ocorre de forma precoce, pode interromper ou modificar esse percurso, trazendo impactos emocionais, sociais e até na permanência escolar”, destacaram.
A iniciativa contou com o apoio do Serviço Social e do Comitê de Humanização do Hospital Abelardo Santos. “Falar sobre esse tema, autocuidado e responsabilidade é fundamental para que crianças e adolescentes tenham acesso à informação, façam escolhas conscientes e se sintam encorajados a denunciar situações de risco”, declarou a supervisora de Humanização, Suzane Gonzaga.
A campanha ocorre na primeira semana de fevereiro, com o propósito de divulgar informações sobre medidas preventivas e educativas que auxiliem na redução dos casos de gestação precoce em todo o Brasil.
