Hospital Abelardo Santos amplia estratégias de prevenção à prematuridade em evento inédito
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, promoveu entre os dias 24 e 26 de novembro o 1º Encontro de Prematuridade da unidade. A iniciativa se soma a campanha nacional Novembro Roxo, que conscientiza a população e reforça os cuidados essenciais para reduzir os casos de partos prematuros e minimizar os riscos aos recém-nascidos em todo o Brasil.
Como uma das principais maternidades públicas do Governo do Pará, o HRAS realiza mais de 5 mil partos por ano. Somente entre janeiro e outubro de 2025, o complexo obstétrico contabilizou 3.967 nascimentos. Desse total, 12,30%, o equivalente a 488 recém-nascidos, chegaram ao mundo antes das 37 semanas de gestação, condição que aumenta a vulnerabilidade a complicações de saúde.
Ao nascerem antes do tempo ideal, os bebês prematuros são encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, coordenada pela enfermeira Thamires Souza, e com a atuação da responsável técnica, a professora doutora Salma Saraty. “Fortalecer esse cuidado por meio de capacitações é uma das principais estratégias do HRAS. Por isso, trazemos os profissionais da assistência, apresentamos nossa realidade e compartilhamos técnicas que contribuem para o desenvolvimento desses recém-nascidos”, explicou Thamires.
Durante o encontro, os profissionais discutiram os desafios da prematuridade, a atenção necessária com base em pilares como humanização, qualidade e segurança, além do papel da equipe multiprofissional nesse processo. A programação incluiu dois minicursos presenciais e, ao final, os participantes visitaram uma exposição fotográfica sobre o cuidado dedicado aos prematuros.
A prevenção depende, sobretudo, de um pré-natal de qualidade oferecido pela Atenção Primária à Saúde (APS), acompanhado pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e atenção especializada quando há uma gestação de risco. Nos casos em que o parto prematuro acontece, é essencial garantir cuidados específicos e monitoramento rigoroso para reduzir a morbimortalidade neonatal. Essas e outras orientações são repassadas às usuárias que buscam o Hospital Abelardo Santos durante a gestação. A unidade, referência em ginecologia e obstetrícia, mantém serviço de urgência e emergência 24 horas voltado para esse perfil.
