Hospital Abelardo Santos avança em 2025 com mais atendimentos, tecnologia e cuidado humanizado
“O ano de 2025 marcou um recomeço para mim e para minha filha, graças ao Hospital Abelardo Santos”, declarou a professora Wilmara Bentes, 33 anos, ao recordar os 30 dias em que ficou em coma e recebeu cuidados intensivos na unidade. “Pensei que ia morrer, que não conheceria minha filha, mas, graças a Deus e a esses profissionais, hoje estou com ela nos meus braços”, relatou.
Histórias como a de Wilmara refletem o impacto direto dos investimentos realizados pelo governo do Pará no fortalecimento do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém. Considerado como a maior unidade pública de saúde do Estado, o hospital ultrapassou um milhão de atendimentos no último ano, consolidando-se como um dos principais complexos hospitalares do Norte do Brasil.
A atual estrutura foi entregue à população em setembro de 2019 pelo governador Helder Barbalho, como parte de um amplo programa de investimentos na rede estadual de saúde. Referência no atendimento à mulher, à criança e a povos indígenas, o HRAS, em apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem ampliado sua capacidade assistencial a cada ano.
Izaóas Teixeira, 14 anos, afirma ter vivido “um dos momentos mais importantes de sua vida no ‘Abelardo Santos’”. Nascido com uma anomalia ortopédica no joelho, o adolescente foi submetido a uma cirurgia corretiva. “Quando eu corria, acabava caindo. Com o tempo, minha perna ficou ainda mais torta, o que causava muita dor. Mas agora estou feliz com a cirurgia e esperançoso de que tudo já deu certo”, conta.
Durante todo o ano, o Hospital Abelardo Santos foi preparado para que, em novembro, atuasse como uma das unidades de retaguarda assistencial do Governo do Pará durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). Essa escolha integrou as estratégias da Sespa para garantir que os turistas tivessem apoio hospitalar durante o evento mundial realizado em Belém.
“O desempenho do Hospital Abelardo Santos reflete a solidez dos investimentos estratégicos do governo do Pará e a gestão realizada pelo Instituto Mais Saúde (ISMS). Ampliamos a capacidade assistencial, fortalecemos a segurança do paciente, avançamos em alta complexidade e conquistamos certificações importantes: fruto de planejamento, gestão eficiente e de uma equipe altamente comprometida”, ressaltou o diretor-geral, Flávio Tavares.
