Hospital Abelardo Santos fortalece assistência ao idoso e forma mais uma turma de cuidadores

7 votos

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, concluiu, nesta quarta-feira (19), mais uma turma do Curso Teórico e Prático de Cuidador de Idosos. Ao todo, 20 alunos finalizaram a formação conduzida por profissionais da saúde da própria unidade, que abordou temas como aspectos psicológicos no atendimento, fisioterapia, promoção do bem-estar, Estatuto da Pessoa Idosa, entre outros.

Thamyres Gatti, 30 anos, foi uma das participantes do curso. Para a técnica de enfermagem, a iniciativa será essencial para aprimorar suas técnicas de cuidado. “Meu interesse por esse assunto começou após uma experiência em casa com minha tia, que tem Alzheimer e necessita de cuidados especiais. Agora, aproveito para transformar o conhecimento adquirido em uma nova possibilidade de trabalho”, contou.

O cuidador de idoso é o responsável por garantir o bem-estar da pessoa atendida, atuando em áreas como higiene, conforto, lazer, alimentação, mobilidade e acompanhamento em saúde. Seu trabalho visa assegurar a integridade física, emocional e social do assistido. Além disso, esse profissional estimula a inclusão e aprimora a comunicação entre o paciente, seus familiares e a equipe de saúde.

Idealizado pela Comissão de Humanização (CH), com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e de setores administrativos do HRAS, o treinamento ocorre anualmente e é ofertado gratuitamente às comunidades e ilhas próximas ao hospital. O objetivo central é capacitar e oferecer conhecimentos técnico-científicos que garantam a segurança do cuidado, o bem-estar e a dignidade da pessoa idosa.

“Pensamos em um curso que integrasse profissionais qualificados do ‘Abelardo Santos’, como a equipe multidisciplinar, composta por especialidades como enfermagem, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia e nutrição. Certamente, os participantes sairão prontos para os desafios do mercado de trabalho”, garantiu a supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga.