Hospital Abelardo Santos inaugura Espaço de Oração
“Ela só pesava 744 gramas e media 33 centímetros quando entrou aqui em setembro de 2022. Depois de seis meses hospitalizada, com a saúde restaurada, saímos com a vitória, e hoje, a Maitê está linda e abençoada”. O relato de Istefanny Cardoso, 35 anos, chegou em forma de vídeo. A mãe de Maitê, moradora de Parauapebas, município do sudeste paraense, agradeceu a toda a equipe profissional pela recuperação da filha, que teve alta do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, no final de 2023. O depoimento emocionou a todos durante a entrega da Sala de Oração do maior hospital da rede pública de saúde do Governo do Pará, nesta terça-feira (30).
“Mesmo longe do Hospital, esse momento é muito importante para mim. Enquanto estava na unidade, eu precisava de um lugar para me refugiar e falar com Deus. E hoje ele é uma realidade”, disse Istefanny, que também contribuiu para a inauguração do espaço. “Minha mãe fez uma promessa para Deus, que se a minha filha se curasse ela faria uma pintura à mão como forma de agradecimento. E fez!”, informou.
A pintura na Sala de Oração foi feita por Maria Beatriz Machado, artista plástica por mais de três décadas. Ela demonstra uma imagem de natureza, de fé e devoção a algo supremo.
Localizada no final do 6º andar da unidade, a sala é um local voltado às orações de pacientes, acompanhantes e profissionais. O espaço ecumênico tem como principal objetivo conectar os usuários à fé. “Não estamos falando de religião, e nem de crenças ou credos. Todos, independentemente de sua orientação religiosa, podem usar esse local para manter sua espiritualidade e ativar a esperança”, observou Suzane Gonzaga, supervisora do Setor de Humanização.