Hospital Abelardo Santos transforma rotina hospitalar com ações de bem-estar
Pacientes do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, começaram o mês com o visual renovado. A varanda do nono andar da unidade se transformou, nesta sexta-feira (1º), em um espaço de cuidado e autoestima, com cortes de cabelo e barba gratuitos. “Estava com o cabelo grande e essa ação chegou em boa hora”, contou Rosivaldo dos Anjos Guedes.
Morador de Tomé Açu, município do Nordeste do Pará, o autônomo de 56 anos explicou que não pode se ausentar do hospital por causa do tratamento, o que dificultava manter os cuidados com a aparência. “Quando soube da iniciativa, fiz questão de ser um dos primeiros. No fim, fiquei muito satisfeito com todo o carinho e dedicação. Isso torna esse momento delicado um pouco mais leve”, completou.
Vicente Silva, 59 anos, é um dos cabeleireiros voluntários que participaram desse tipo de ação há 20 anos. “Eu também sou usuário do Sistema Único de Saúde e conheço de perto os benefícios e as fragilidades desse serviço. Justamente por isso sei o quanto esse tipo de ação é importante. Faz bem para quem recebe, mas também para quem realiza. Todo mundo sai ganhando”, destacou.
Este é apenas um dos exemplos da atuação humanizada na maior unidade pública do Governo do Pará. Essa atividade é promovida pelo Comitê de Humanização (CH) do HRAS, em parceria com o projeto voluntário Tesourinha, que reúne sete profissionais. A ação acontece, pelo menos, uma vez por mês e tem como principal objetivo proporcionar bem-estar aos pacientes durante a internação.
Segundo Leonardo Silva, auxiliar administrativo do setor de humanização do HRAS, oferecer acolhimento e cuidado é tão fundamental quanto investir em equipamentos de ponta e sistemas de gestão hospitalar. “Assim, colocamos os usuários no centro do cuidado, respeitando suas demandas emocionais e promovendo um tratamento mais empático, o que é o grande diferencial do Hospital Abelardo Santos”, explicou.
