Em comemoração aos 24 anos do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Para (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(Ebserh), o Coral Flor de Lótus fará apresentação nesta quarta-feira, 18, às 10h, no hall de entrada do hospital. O projeto é vinculado à Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep).
3 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por patrinutri
Olá Alex, que bom tê-lo por aqui na RHS!
Que tal nos contar um pouco mais sobre o evento. Inclua programação, fotos, depoimentos, etc…
Queremos saber mais sobre a saúde do Pará!
Grande abraço, Patrícia
Por ALEX AUGUSTO
Quem Somos.
O HUBFS é uma unidade que faz parte do Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e atende gratuitamente a população, por meio do SUS, sendo referência em Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Crescimento e Desenvolvimento Infantil. Suas atividades são destinadas para fins de extensão, ensino, pesquisa e prestação de atendimento de média e alta complexidade à comunidade.
Construído em 1993, tinha como objetivo inicial prestar atendimento de saúde básica à população das suas cercanias. Porém, nos últimos sete anos esses atendimentos foram cedendo espaço a procedimentos mais especializados nas áreas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Crescimento e Desenvolvimento Infantil. O hospital tornou-se então referência na região Norte nestas áreas, passando inclusive a oferecer residência médica em Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.
Todos os atendimentos feitos no HUBFS estão vinculados ao SUS. Isso garante que os pacientes tenham acesso a tratamentos de alta especialidade, de forma gratuita.
Consolidação – O HUBFS está em fase de consolidação do modelo de gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, criada pela Lei 12.550, de 15 de dezembro de 2011. A Administração Superior da UFPA anunciou a adesão à Ebserh em 18 de dezembro de 2013, aprovada em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consun). A assinatura do contrato com a empresa ocorreu somente em 13 de outubro de 2015. A gestão plena do Complexo Hospitalar Universitário pela Ebserh efetiva-se após a fase de transição, que é de 18 meses, contados da assinatura do contrato, e pode ser prorrogado por termo aditivo.
A cláusula décima segunda prevê que o contrato poderá ser extinto por resolução de ambas as partes, por rescisão unilateral, “em virtude de extinção da unidade hospitalar, por inexecução ou execução inadequada e por anulação, observando o devido processo legal e a ampla defesa”. O contrato foi celebrado pelo prazo de 10 anos e pode ser prorrogado mediante Termo Aditivo, observando o prazo para cumprimento de novo plano de metas aprovado pelas partes.
Objetivo – A Empresa administra atualmente 39 hospitais universitários federais. Em parceria com as universidades, o objetivo é aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Rehuf foi outra medida adotada pelo Ministério da Educação para modernizar os HUs, em 2010, criado pelo Decreto nº. 7.082, administrado pela Ebserh desde a criação da Lei 12.550.
Com a manifestação da universidade pela contratação da Ebserh, é iniciado o processo de caracterização do hospital, com o dimensionamento dos serviços e a necessidade de contratação de pessoal para a posterior realização do concurso público. Após a assinatura do contrato entre a Universidade Federal e a Ebserh, é finalizado o trabalho de dimensionamento do quadro de pessoal e o Plano de Reestruturação da Unidade.
Para ter acesso ao Contrato e Plano de Reestruturação do HUBFS, basta acessar a página da Ebserh (www.ebserh.gov.br), em Navegação, entrar em Filiais da Ebserh, e, em seguida, Região Norte, e escolher HUBFS. Os links ficam na lateral direita da tela.
Endereço: O Hospital Bettina fica no Campus IV da UFPA. Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá (com acesso pela Avenida Perimetral, na Terra Firme). CEP: 66075-110. Fone: (91) 3201-8685 / 7814
Por ALEX AUGUSTO
Este Hospital é referencia em OFTALMOLOGIA e OTORRINOLARINGOLOGIA em Belém do Pará.