Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho promove segundo Modulo do AcolheSUS
O Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho promoveu uma importante oficina para os servidores da Saúde, cujo tema foi Gestão Participativa e Cogestão, que trabalha a ideia de que “todos são gestores de seus processo de trabalho”. Esse tema é o primeiro dispositivo de um total de 10 da Política Nacional de Humanização.
Através de jogos, os servidores vivenciaram situações que podem ocorrer no dia a dia do hospital. De acordo com Maria Salette Batista Paulino, coordenadora da Política Nacional de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde, o trabalho em equipe é fundamental para se atingir os melhores resultados em Saúde, que é uma área na qual se deve minimizar ao máximo os erros, por lidar diretamente com a vida das pessoas.
A gestão participativa é um valioso instrumento para a construção de melhorias nos modos de gerir as instituições e as práticas de saúde, contribuindo para tornar o atendimento mais efetivo e motivador para as equipes de trabalho. A cogestão é um modo de administrar que inclui o pensar e o fazer coletivo, sendo portanto uma diretriz ético-política que visa democratizar as relações no campo da saúde.
A Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, servidores e usuários.
Por Emilia Alves de Sousa
Gestão e atenção em saúde são inseparáveis. As decisões da gestão interferem diretamente na atenção em saúde e vice-versa. Portanto, humanizar o SUS requer estratégias que fomentem a gestão participativa, de forma que trabalhadores e gestores juntos coloquem em análise os processos de trabalho, e pensem soluções coletivas para os problemas demandados.
Está de parabéns o coletivo do Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho pelo implemento da cogestão e gestão participativa no hospital!
Emília