Hospital Materno-Infantil de Ilhéus inicia implantação do Sistema em Segurança do Trabalhador
O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, já iniciou os trabalhos de implantação do SIAST (Sistema Integrado de Automação em Segurança do Trabalhador), que atuará no controle, prevenção e cuidado com a saúde dos seus mais de 330 colaboradores. O objetivo é prevenir contra riscos e agravos à saúde, mas o SIAST também atuará com orientações, palestras, campanhas educativas, explicando a necessidade de o servidor manter a máxima proteção no seu ambiente de trabalho.
“Dentre as etapas planejadas, está o desenvolvimento de programas para promoção e preservação da saúde dos trabalhadores, levando em consideração as exposições submetidas por cada setor do hospital e suas singularidades”, explica a Enfermeira do Trabalho, Gláucia Marques, que coordena a iniciativa. O Médico e o Enfermeiro serão representados pela Medicina do Trabalho, a segurança do trabalhador, contará com o profissional Técnico de Segurança.
Proteção
Esses programas, na análise da enfermeira, funcionam como a base de todo o processo da política do cuidado com trabalhador. “São coisas que vão norteando o surgimento de outras”, assegura. “Etapas vão acontecendo de acordo com as necessidades do hospital. Alguns acidentes previsíveis de acontecer podemos antecipar com controle, precaução, para que não haja. Mas tem outros impossíveis de prever”, completa.
Paralelamente à construção do SIAST, o hospital também trabalha na implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que atua na prevenção de doenças e acidentes de trabalho com intuito de promover a integridade física e saúde do colaborador.
“O médico do trabalho acompanhará a saúde dos colaboradores, por meio de exames específicos para cada função”, esclarece Gláucia, acrescentando que, a partir deste olhar, junto com equipe de Medicina do Trabalho, é possível adotar medidas de segurança no âmbito de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) ou de risco à saúde.
Por patrinutri
Que legal ter você por aqui Maurício! Muito importante saber das ações que estão acontecendo neste hospital na Bahia.
A troca de experiências nos faz acreditar que num SUS possível ao nosso alcance. Uma gestão coletiva, um fazer plural e cuidado com todos os envolvidos no processo de fazer saúde pública neste país.
Gratidão por compartilhar conosco!
ABRASUS