HRPC encerra Outubro Rosa com doação de mais de 200 pacotes de absorventes

9 votos

HRPC encerra Outubro Rosa com doação de mais de 200 pacotes de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade em Capanema.

Em alusão à campanha nacional do Outubro Rosa, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizou na última sexta-feira (1º/10) o encerramento de uma ampla programação dedicada à conscientização sobre a saúde feminina. A ação culminou na campanha “Absorvendo Afeto”, que distribuiu mais de 200 pacotes de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade no bairro São João Batista, localizado às margens da rodovia PA/MA, em Capanema. A entrega, que ocorreu no salão de festas da igreja de São João Batista, reforçou o compromisso do hospital com a promoção da dignidade e saúde feminina.

Para Vanessa Blante, presidente do GTH, a doação de absorventes teve o intuito de não só atender a necessidade imediata de higiene, “mas também garantir que todas as mulheres possam viver a menstruação sem constrangimento ou falta de recursos. É uma ação de empatia e cidadania que gera equidade para todos”.

Entre as participantes da ação, esteve Alenize Vantim da Silva, de 34 anos, que aprovou a iniciativa. “É muito gratificante uma ação como esta. Sabemos que muitas mulheres não têm acesso ao absorvente e, aqui na comunidade, existe essa carência. Então, só temos a agradecer a todos pela ação,” declarou.

Maria Silva Borges, de 41 anos, representante da comunidade de São João Batista, também expressou sua gratidão pela ação de humanização. “Essa doação faz uma grande diferença para as mulheres da nossa comunidade, que muitas vezes enfrentam dificuldades para ter acesso a itens de higiene tão essenciais. Saber que o hospital se preocupa com a gente e promove iniciativas como essa nos traz esperança e nos faz sentir acolhidas.”

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional, a Policlínica e o Natea (Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista), integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.