Histórias sempre são encantadoras e mexem com a imaginação de adultos e crianças. No Hospital Regional São Paulo (HRSP), um projeto que existe desde 2014, busca através da contação de histórias, animar os pacientes, levar diversão, motivação e incentivar as pessoas internadas para que tenham uma rápida recuperação. A ação, realizada por voluntários e que esteve paralisada durante a pandemia, foi retomada nesta quarta-feira (06).
Atualmente o projeto conta com três voluntários de Xanxerê e de municípios da região. A voluntária Marlene da Silva Martarello – professora aposentada, esteve no hospital e visitou pacientes de alguns setores. Com um vestido colorido e adereço no cabelo, a senhora se transformou em uma personagem animada. Ao terminar as visitas, ela revelou como a ação é prazerosa. “Senti muita falta de vir até o hospital e de realizar esse trabalho com os pacientes. Eu estava contando os dias para a pandemia passar e poder retomar essa atividade. É muito gratificante ver o sorriso e saber que em apenas alguns minutos, conseguimos animar o dia de uma pessoa.”
A Coordenadora do Projeto Contação de Histórias, Caroline Kist – psicóloga do HRSP, explica que o projeto existe desde 2014, com “o objetivo de diminuir o sofrimento dos pacientes internados. Queremos que eles possam ter momentos felizes aqui no hospital. Não apenas sentir como um lugar de adoecimento, mas demonstrar que temos esse olhar humanizado e de atenção para quem está internado. Estamos muito felizes em retomar as atividades,” destacou a coordenadora.