“I Ação do Riso” proporciona bem-estar e diversão a usuários do Hospital Abelardo Santos
Responsável por liberar hormônios da felicidade no cérebro, como serotonina e endorfina, o riso é, realmente, um remédio que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. A aposentada Maria Helena Vieira, 72 anos, que aguardava nesta segunda-feira (6) – Dia Nacional do Riso – para fazer um ultrassom abdominal no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, foi surpreendida pela “I Ação do Riso”, realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade.
Contagiada pela música e a dança, ela abriu um largo sorriso ao participar da atividade. “Eu achei maravilhoso. Adorei dançar! Amo dançar. Traz alegria e a gente se movimenta”, disse Maria Helena, em meio a gargalhadas.
A supervisora de Humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, destacou que o sorriso é uma expressão universal de alegria e bem-estar, que rompe várias barreiras internas. Por isso, o Hospital reconhece a importância de estimular boas risadas entre os pacientes e profissionais. E o Dia Nacional do Riso – 6 de Novembro -, foi uma ótima oportunidade para arrancar boas risadas das pessoas que circularam pela unidade de saúde.
“Iniciamos a ação com os nossos colaboradores logo pela manhã. Ao bater o ponto de uma forma diferente, ganhava um brinde. Foi muito divertido. Depois, nos direcionamos para as recepções, e a brincadeira continuou com os pacientes e acompanhantes, proporcionando leveza ao ambiente de espera”, explicou.