Importância da Semana de Acolhimento ao Estudante de Medicina no PAPP/FAMEPP/UNOESTE

14 votos

Estudantes do Curso Médico da UNOESTE, no Campus de Presidente Prudente foram acolhidos pelos Professores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática, no início do Semestre 1 de 2023.
Professores do PAPP/FAMEPP/UNOESTE enfocaram a importância da ferramenta do acolhimento no processo de trabalho da equipe de saúde da família, comparando-o com o acolhimento dos futuros Profissionais Médicos. Os acadêmicos fizeram uma Visita Guiada pelo Campus 1 da UNOESTE de Presidente Prudente, SP. Docentes do PAPP deixaram claro para os calouros, que o acolhimento é uma fase do atendimento nos serviços de saúde que vem ganhando, diariamente maior importância e conceitos próprios.
Foram agendadas “Visitas Domiciliares Simuladas”, com utilização de atores, no Laboratório de Habilidades e Simulação (LhabSim).
Foi enfatizado que o acolhimento ao usuário do SUS não pode ser entendido como uma mera recepção do usuário, nas ESF nas quais os estudantes atuarão como membros das equipes interprofissionais.
Professores explicaram que é muito bom ser acolhido de maneira adequada nos serviços públicos de saúde, enquanto usuários de um sistema. Explicaram que houve uma evolução das políticas de saúde pública, com o passar dos anos, após a Constituição de 1988 e da aplicação das Leis 8080/90 e 8,142/90. Consideraram, no acolhimento aos futuros médicos, que “acolher” implica em uma atividade integrada, que depende da estrutura organizacional das Unidades de Saúde. Consideraram que nas ESFs, que servirão de Cenário para os processos de aprender e ensinar, no PAPP/FAMEPP/UNOESTE, existem: a recepção, a triagem, o acesso e mais um grande esforço para colocarmos em Prática a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS.
Estudantes entenderam que o acolhimento deve ser praticado, nas ESFs, como uma ação de aproximação, um “estar com” e “perto de”, ou seja, com uma conotação de inclusão.
Professores explicaram, de maneira lúdica, que eventuais falhas no acolhimento podem ser muito ruins para o serviço de qualidade que pretendemos oferecer aos munícipes de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Docentes consideraram que a questão do acolhimento nas ESFs, passa pela educação e treinamento dos acadêmicos e das equipes das ESFs. Estudantes entenderam que existe uma parceria entre Academia e Serviço e que a educação deve produzir, no atendente, o necessário grau de profissionalismo e, no atendido, a compreensão necessária para responder à entrevista inicial do usuário, família ou comunidade.
Os docentes consideraram que o treinamento das equipes das ESFs e dos estudantes médicos, deve melhorar a qualidade, a solidariedade e o espírito público. A ideia será que o futuro médico se esforce para se tornar um profissional consciente que desenvolverá um sentimento prático, sem prejuducar o respeito e a
tolerância com o usuário do SUS.
Docentes explicaram para os estudantes ingressantes no Curso Médico que a qualidade da assistência, do acolhimento, na atenção Primária à Saúde está ligada a muitos fatores que interagem entre si. Esses fatores, bem trabalhados, trarão respostas que irão interferir no processo de trabalho dos membros da equipe multiprofissional, na ESF, fortalecendo o Sistema Único de Saúde.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Acolhimento dos futuros médicos da UNOESTE, no Campus de PP, com foco no Acolhimento que farão neste período letivo, com os usuários do SUS, nos territórios ligados às ESFs, no semestre 1 de 2023.

Referências:
A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO NO PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2303.pdf&ved=2ahUKEwio49Wot5D9AhVxqZUCHf_iCnoQFnoECB4QAQ&usg=AOvVaw2n8-bUqgNYchudPWEZDvGv
Acesso em 12 02 2023, às 16h 30min.