Intervenção intersetorial para Promoção à Saúde Visual de escolares no interior de SP

12 votos

A Atenção Primária à Saúde tem apontado mudanças em relação ao Modelo Biomédico, hegemônico e busca direcionar ações de saúde voltadas para a promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. Envolver os futuros Profissionais Médicos em Ações de Promoção à Saúde vai ao encontro dos ditames das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina, elaboradas pelo MEC (DCNs de 2014).
Acadêmicos do Curso Médico na Universidade do Oeste Paulista, por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) são inseridos em oito Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidenre Prudente e Álvares Machado, como membros das Equipes Interprofissionais. Os Facilitadores utilizam Metodologias Ativas como a Problematização para estimular o planejamento e a execução de Ações, com foco na criação de ambientes saudáveis para as comunidades adscritas às Unidades de Saúde. Um dos Planos de Ação, desenvolvido na ESF do Jardim Leonor, em Presidente Prudente apostou no desenvolvimento de práticas simples, democráticas, participativas e com baixo custo para o Município, beneficiando escolares do município, com foco na criação de ambientes saudáveis.
A intersetorialidade busca reestruturar e reunir vários saberes e setores, lançando um olhar mais amplo a respeito de determinado objeto, buscando uma melhor resposta para os possíveis problemas encontrados no dia a dia.
O Programa Saúde na Escola (“PSE”), no Município de Presidente Prudente, visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, para proporcionar melhorias da qualidade de vida dos munícipes.
Existe um projeto, que é realizado pela Faculdade de Medicina da Unoeste, em parceria com o Lions Clube Centenário e o Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa”, da Santa Casa de Presidente Prudente. A ação de Promoção à Saúde, que envolveu estudantes do PAPP/FAMEPP/UNOESTE, teve foco em um serviço voltado aos escolares ingressantes no segundo ciclo do ensino fundamental.
16 das 26 escolas da rede pública estadual de Presidente Prudente (SP) estão participando do Plano de Ação relacionado à acuidade visual dos escolares, no Programa Saúde na Escola, no semestre 2 do ano de 2021.
A Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, implantou o projeto em 2010. A UNOESTE atuou, sem interrupções até 2019. Houve descontinuidade em 2020, ocasionada pela Pandemia do Covid-19. Em dez anos 23 mil escolares foram atendidos. Na execução do Plano de Ação, os acadêmicos do Curso Médico, sob supervisão docente, aplicaram testes de acuidade visual nas crianças e nos pré adolescentes. Dos escolares examinados, na série histórica, 3,9 mil foram encaminhados para atendimento clínico. 1,3 mil passaram a usar lentes corretoras e alguns casos precisaram de acompanhamento e cuidados médicos.
Os facilitadores utilizaram o Arco de Maguerez para estimular Reflexão na Ação.
Acadêmicos do Curso Médico consideraram, nos Portifólios Reflexivos que a intersetorialidade é a articulação entre sujeitos de setores diversos, no nosso caso, setores Saúde e Educação, com diferentes saberes e poderes com vistas a enfrentar problemas complexos.
Os participantes ressaltaram a utilização do Princípio da Política Nacional de Humanização, denominado “Protagonismo do Usuário SUS”, durante o acolhimento dos escolares e também consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde realizada no Território da ESF.

Referências: O conceito “Intersetorialidade”: contribuições ao debate a partir do Programa Lazer e Saúde da Prefeitura de Santo André/SP. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://scielosp.org/article/sausoc/2014.v23n1/191203/&ved=2ahUKEwjPxbej0fDzAhUSG7kGHUlCCBoQFnoECC8QAQ&usg=AOvVaw2UamLUZjK0q_ArAaVCD5eq Acesso em 29 10 2021, às 19h 09min.