IV Seminário de Humanização do Hospital Geral Prado Valadares e II Seminário da SMS de Jequié
IV Seminário de Humanização do Hospital Geral Prado Valadares e II Seminário de Humanização da Secretaria Municipal de Saúde de Jequié
Aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2018, no Auditório Waly Salomão da UESB o IV Seminário de Humanização do Hospital Geral Prado Valadares e o II Seminário de Humanização da Secretaria Municipal de Saúde de Jequié como tema: “Experiências exitosas em saúde e desafios para continuar fortalecendo a humanização”. O Seminário que é promovido pelo Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Jequié através dos seus Grupos de Trabalho de Humanização (GTH) contou com o apoio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Faculdade de Tecnologia das Ciências (FTC) e Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).
Durante a programação tivemos palestras, rodas temáticas, apresentações culturais, sorteios de brindes, exposição de stands da UPA 24 horas, Policlínica, Curso de Nutrição da FTC e Aromoterapia, e resgate da memória dos seminários anteriores bem como da evolução das discussões e implantação dos dispositivos de humanização tanto na Bahia como no Hospital Geral Prado Valadares. Dentro dessas atividades foram apresentadas as experiências exitosas que fortalecem a humanização da rede de saúde no município de Jequié.
No dia 24 de novembro, sábado, das 08 às 12 horas foram ainda realizadas no auditório do Hospital Geral Prado Valadares as oficinas “Acolhimento em Saúde e formação de Vínculos solidários” mediada por Nathali Santana e Marla Andrade e “Mediação de Conflitos e manutenção de relações interpessoais no ambiente de trabalho” mediado pelo Professor Augusto.
Contamos com a presença da sociedade civil interessada, profissionais da saúde, apoiadores e articuladores da Política Nacional e Estadual de Humanização, gestores municipais e estaduais, Conselhos de Saúde, estagiários do HGPV, estudantes, professores das diversas áreas do conhecimento e profissionais convidados que humanizam no seu cotidiano laboral.
Os objetivos do seminário foram: explanar sobre os fundamentos legais da humanização; fortalecer o SUS; incentivar a transversalidade da política no município; apresentar boas práticas de humanização realizadas em Jequié; apresentar o estágio do Permanecer-SUS; fortalecer mais a rede de contatos com os apoiadores institucionais fortalecendo assim “o modo de fazer” humanizado no cotidiano do SUS e na rede de atenção a saúde.
As inscrições foram realizadas de forma presencial de 01 de outubro a 16 de novembro com os integrantes da comissão do evento na UESB, FTC, FAPEC, HGPV e Secretaria Municipal de Saúde, bem como no dia do evento, sendo cobrado como valor da inscrição 01 Kg de alimento não perecível para doação a uma instituição filantrópica.
Por Nathali santana
Próximo ano tem mais!