Jogo “Cuidadores da Memória”

6 votos

O trabalho foi elaborado pelo alunos: Alice Muniz, Alice Barion, Ana Luiza Vidigal, Diego Cianelli, Vitória Chohfi e Marise Hosomi Spitzeck
Professora orientadora: Ruth Gelerther, Maria Cecília Roth e Adrianna Loduca
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Disciplina: Núcleo 2 – Programa 1: A Psicologia e a Saúde – Pressupostos para a Prática
Profissional do Psicólogo

Objetivo do jogo: Colocar os(as) cuidadores(as) familiares no papel do paciente com alzheimer, fazendo com que possam entender melhor seu impacto na vida desse indivíduo e acrescentar estratégias e manejos em seu repertório.

História do jogo e inspirações:

Oferecer informações sobre os cuidados com o paciente de Alzheimer, os impactos positivos e negativos na saúde física e mental dos pacientes resultantes desses cuidados (ou da falta deles) e discutir em grupo as possibilidades e dificuldades de oferecimento de tais cuidados pelos cuidadores familiares. Isto será feito de forma lúdica, por meio de um jogo de cartas desenvolvido para tanto. O jogo criado se chama “Cuidadores da Memória” e tem como objetivo atuar como mediador na apresentação de informações sobre os cuidados de pacientes com Alzheimer e como facilitador para discussão acerca da vivência dos familiares cuidadores. Os temas que se pretendem abordar são cuidados com pacientes de Alzheimer, baseados em recomendações do Dr. Drauzio Varela no livro “Ainda estou aqui” de Marcelo Rubens Paiva. No jogo, serão destacadas as consequências positivas de se manter tal cuidado e as negativas de não sustentá-los, tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental dos pacientes, atribuindo-se pontos que vão sendo somados ou subtraídos do placar de cada jogador. O placar final e as consequências serão discutidas na fase posterior do encontro. As dicas dadas pelo Dr. Drauzio Varela são:

  • Manter pulseira ou colar com dados de identificação de paciente com Alzheimer, informando sobre a condição do paciente e dados de contato, caso se perca em lugar público
  • Estabelecer uma rotina diária e ajudar o doente a cumpri-la, por exmeplo, espalhando lembretes pela casa
  •  Simplificar a rotina do dia-a-dia para que o paciente possa se envolver nela
  • Encorajar o paciente a fazer atividades do dia-a-dia por conta própria, como tomar banho, comer, etc.
  • Limitar as opções de escolha do paciente
  • Certificar-se de que o paciente recebe uma dieta balanceada e tem acesso a atividades físicas, de acordo com as suas possibilidades e necessidades
  • Eliminar o álcool e o cigarro
  • Estimular o convívio familiar e social do doente
  • Reorganizar a casa, afastando situações que apresentem perigo
  • Conscientizar-se da evolução constante da doença
  • Providenciar ajuda profissional e/ou familiar e/ou de amigos quando o trabalho estiver sobrecarregando o cuidador

Regras do jogo:

Cartas do “Baralho do Cuidador”: As cartas azuis e vermelhas representam manejos positivos, ou, negativos em relação ao cuidar do paciente com Alzheimer e podem retirar ou aumentar os pontos de saúde física, ou, mental. Elas devem ser embaralhadas e viradas com a face para baixo para que todos possam pegar uma carta em seu turno. Este baralho conta com 22 cartas.

Cartas de atividades: As cartas verdes representam os diferentes lugares, ou, atividades possíveis de serem realizadas pelo paciente com sua cuidadora e devem ser viradas com face para cima distríbuidas pela mesa para que as jogadoras possam escolher onde irem em seu turno. Não podem ser escolhida a mesma carta mais de uma vez no turno. Este baralho conta com 7 cartas.

Ordem do turno:

1º – Girar 1 dado de 4 lado (d4) e ganhar essa quantidade em moedas que devem ser gastas até o final do turno.

2º – Abrir uma carta do Baralho do Cuidador, ler em voz alta e resolvê-la.

3º – Gastar suas ações em lugares diferentes (cada participante tem como base inicial 3 ações).

Ganha aquela, ou, aquele com maior pontuação somando saúde física e saúde mental.

Não pode ser escolhida a mesma carta de lugar mais de uma vez no turno.

A recomendação do grupo é de que sejam feitas até 4 rodadas e encerre o jogo, mas pode ser jogado com 2, ou 3, também. A rodada é quando todas(os) fizeram seu turno. Em caso de empate, ganha aquele com menor diferença entre saúde física e saúde mental.

PDF com as Cartas “Cuidadores da Memória”